Garantir maior proteção e privacidade digital a todos é o grande objetivo de uma VPN. Contudo, uma VPN tem vários outros usos que nem todos conhecem.
Reunimos 6 coisas que uma VPN pode fazer e você provavelmente não sabia. Confira a seguir:
Índice:
1. Obter assinaturas de serviços mais baratas
Com uma VPN, você pode mudar a localização do seu endereço de IP e navegar na web como se morasse em outro país. Com um endereço de IP nos Estados Unidos, por exemplo, você pode acessar a web como se fosse um cidadão americano mesmo que esteja no Brasil.
Graças a este mecanismo, poderá economizar dinheiro em serviços online ao comprar assinaturas como se fosse um cidadão de outro país. O YouTube, que tem cada vez mais anúncios em sua versão gratuita, é o exemplo perfeito.
No Brasil, uma subscrição YouTube Premium tem o custo mensal de cerca de R$20. Mas se você utilizar uma VPN para comprar uma subscrição como se estivesse na Índia, só precisará pagar uma mensalidade de cerca de R$7 por mês!
2. Assistir jogos de futebol na Europa
Para além de permitir o acesso a serviços web mais baratos, a funcionalidade de alteração da localização de IP também pode ser utilizada para assistir conteúdos bloqueados em seu país – incluindo jogos de futebol na Europa.
A Liga Inglesa, por exemplo, é um fenômeno de popularidade que conta com um número recorde de jogadores brasileiros. Para assistir jogos da Liga Inglesa gratuitamente em canais de televisão como a BBC, você só precisa mudar a localização do seu endereço de IP para um servidor no Reino Unido, por exemplo.
3. Bloquear malware
O desenvolvimento da Cyber Threat Intelligence (Inteligência de Ameaças Cibernéticas), ou CTI, conduziu à criação de funcionalidades e aplicativos avançados de bloqueio de malware, sites falsos, ou anúncios maliciosos. Muitos destes estão automaticamente presentes em serviços de VPN.
Ferramentas de CTI incluídas em serviços de VPN podem fazer toda a diferença na cibersegurança de seus dispositivos, mantendo-o a salvo das várias ameaças que surgem enquanto navega na web.
4. Acessar dispositivos remotamente
A criação de ferramentas como a Rede Mesh (ou Meshnet) permitem que usuários VPN acessem seus dispositivos remotamente e criem uma espécie de conexão VPN personalizada entre, por exemplo, seu celular e seu computador pessoal.
A possibilidade de acessar dispositivos remotamente permite-lhe, por exemplo, consultar o seu computador pessoal enquanto está fora do Brasil, compartilhar arquivos com segurança, ou jogar online com seus amigos de uma forma mais conveniente e protegida.
5. Acabar com limitações de banda larga
Os provedores de Internet têm acesso àquilo que você está fazendo enquanto navega na web. Em casos em que uma pessoa está usando demasiada banda larga, eles podem limitar o acesso à banda larga dessa pessoa e assim prejudicar a sua velocidade de conexão web.
Para acabar de vez com as limitações de banda larga basta… utilizar uma VPN!
Com uma conexão VPN, o provedor de Internet não terá conhecimento das suas atividades na web e não poderá limitar a sua banda larga mesmo que você esteja descargando um arquivo muito grande ou jogando online.
6. Contornar a censura
Em países autoritários como a China ou a Coreia do Norte, em que o acesso livre à Internet é bloqueado pelos governos, uma VPN assume um papel de destaque e funciona como uma tecnologia de contorno da censura. Mais do que uma ferramenta de cibersegurança, é uma arma contra a censura online e autoritarismo.
Com uma VPN, jornalistas e dissidentes políticos em países autoritários podem recolher e partilhar informação em plataformas que lhes seriam de outro modo inacessíveis.