CLOSE

Quem são e o que fazem os animais mais inteligentes do mundo? Surpreenda-se!

5. Golfinhos se reconhecem no espelho
animais-mais-inteligentes-do-mundo_5
Golfinhos não só se reconhecem no espelho como fazem graça na frente dele, como se fossem crianças Imagem: CNN/YouTube

Se os cientistas usarem o tamanho do cérebro como referência métrica para medir a “inteligência”, então os golfinhos ficariam em “segundo lugar no quesito inteligência para seres humanos modernos”, disse Lori Marino ao Discovery News, um professor de neurociência e biologia comportamental que estuda os mamíferos marinhos – incluindo golfinhos – na Universidade de Emory.

Em 2012, Marino disse à Associated Press: “Estes mamíferos se reconhecem no espelho e até mesmo demonstram senso de identidade social. Eles não só sabem quem são, como também sabem de onde vêm e a qual grupos pertencem. Além disso eles interagem e compreendem a saúde e os sentimentos de outros golfinhos de forma tão rápida que é quase como se estivessem ligados um ao outro.”


6. Os corvos-da-nova-caledônia compreendem a causa e, descobrem a solução para alguns problemas
animais-mais-inteligentes-do-mundo_6
Um corvo coloca pedras dentro do tubo de água, a fim de aumentar o nível de água e então alcançar o alimento Imagem: Sarah Jelbert

Estudos anteriores demonstraram que os corvos (juntamente com gralhas) estão no topo da escala de QI entre os pássaros. Uma espécie particularmente inteligente de corvo, nativa da ilha do Pacífico da Nova Caledônia, demonstrou recentemente a capacidade de compreender a causa e encontrar a solução para alguns problemas, com a mesma capacidade de uma criança com idade entre 5 a 7 anos.

Morell observou em seu artigo para a National Geographic: “Os corvos-da-nova-caledônia estão entre as aves mais qualificadas a improvisarem e a criarem ferramentas para resolver problemas corriqueiros, são capazes de criar hastes e anzóis para cutucar as copas das palmeiras com o objetivos de conseguir alimento.”


7. As aphelocoma californicas são capazes de planejar o futuro
animais-mais-inteligentes-do-mundo_7
Aphelocoma californicas estocam comida quando descobrem que seu alimento irá faltar em breve Imagem: CPColin2/Youtube

Um estudo de 2007 descobriu que as aphelocoma californicas planejam seu futuro armazenando comida caso acreditem que será insuficiente para o futuro. De acordo com pesquisadores da Universidade de Cambridge, a antecipação das necessidades futuras – exceto aquelas que são motivados por instinto (como a construção de um ninho) ou necessidades imediatas (como a fome) – são habilidades complexas que foram anteriormente consideradas exclusivamente humanas, mas depois de analisarem o comportamento das aphelocoma californicas, tiveram que mudar seu conceito.


8. Este cachorro decorou o nome de cerca de 1000 brinquedos diferentes

“De muitas maneiras, os cães são mais semelhantes aos humanos do que qualquer outra espécie,” escreveu os pesquisadores de um estudo de 2008 sobre inteligência canina, publicado no Journal of the Experimental Analysis of Behavior.

Um dos cães mais espertos do mundo é esta cadela do vídeo de cima. Seu nome é Chaser. Ela é decorou o nome de cerca de 1000 brinquedos, e é capaz de trazer cada um deles para aquele que pedir, qualquer um entre as centenas de brinquedos. Depois de alguns testes, o repórter colocou um brinquedo diferente entre os outros e pediu para ela encontrar. Chaser é tão inteligente que foi capaz de assimilar que o “nome diferente” se tratava na verdade do “brinquedo diferente” que estava no meio dos outros, e o trouxe para o repórter.


9. Gatos são não precisam de humanos e fazem coisas incríveis quando precisam
animais-mais-inteligentes-do-mundo_9
O gato descobre uma maneira simples e prática de entrar em sua casa Steve Smeyers/YouTube

Os gatos são mais difíceis de serem estudados do que os cães, uma vez que eles não gostam de participar de experimentos. Mas essa falta de interesse por si só já pode ser considerado um sinal de sua inteligência.

Escrevendo para o Huffington Post, o sociólogo médico Joan Liebmann-Smith disse: “Ao contrário dos cães, que são animais dependentes, os gatos podem cuidar de si mesmas, eles não precisam dos outros para comer ou beber. Além disso, outros especialistas afirmam que a curiosidade dos gatos, temperada com seu comportamento cauteloso, também são prova da sua grande inteligência.”

Este gato da imagem acima parece ter encontrado um meio de entrar em sua casa. Há também muitos vídeos no Youtube de gatos que usam o vaso sanitário para fazer suas necessidades, e até mesmo alguns que dão descarga após o uso.

[BI]


Publicidade


Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
AUTOR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • • veja também:

  • AUTOR

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • • veja também: