Eu não sei quanto a vocês leitores, mas particularmente não gosto dos trackpads de notebooks. Até então acreditava que nada substituiria os mouses, mas estou quase mudando de idéia. A Lenovo anunciou esta semana que está prestes a apresentar ao mundo uma tecnologia capaz de rastrear os movimentos de nossos olhos para melhorar nossa performance ao usarmos o laptop.
A empresa está desenvolvendo a tecnologia em parceria com a empresa Tobii, criadora da tecnologia “eye tracking system”. O protótipo da Lenovo/Tobii será revelado esta semana na feira CeBit que acontecerá na Alemanha, mas a empresa já adiantou informações em uma breve demonstração do notebook ontem em Nova York, EUA. Atrás dele há um ressalto com dois sensores infravermelhos que emitem luzes invisíveis aos nossos olhos diretamente em nossa retina. O reflexo destas luzes são capturados por duas câmeras localizadas na parte frontal, que determinam a posição exata que está olhando no display. Com isso o laptop é capaz de descer automaticamente uma página ao perceber por exemplo que você chegou ao fim dela. Em jogos de ação seria possível usar a tecnologia como mira para acertar inimigos com exatidão na pontaria.
De acordo com a representante da empresa Tobii Barbara Barclay, “O novo sistema não substituirá completamente os mouses ou trackpads, pelo menos não por enquanto, mas nos ajudará a realizar trabalhos muito mais precisos e rápidos”, disse. O modelo protótipo apresentado pela empresa deverá ser comercializado em aproximadamente 2 anos.
[Via DVICE]
Respostas de 2
Provavelmente, com o tempo, problemas de visão poderão aparecer. Só pode!
Percebi com esta notícia que isso perimitirá que a tecnologia de 3D sem óculos ultrapasse a atual limitação de tamanho, pois se consegue saber onde está o olho, consegue fazer o efeito 3D na direção correta.