Na onda dos crescentes conflitos globais e a pressão para que países endureçam e dificultem a passagem por suas fronteiras, o fotógrafo Valerio Vincenzo acende uma ponta de esperança para inspirar uma sociedade mais pacífica, através do projeto “Borderline, the Frontiers of Peace”.
O projeto que em português significa simplesmente “Fronteiras da Paz”, explora mudanças radicais nas paisagens das fronteiras dos países europeus que aderiram ao Acordo de Schengen, que permite a livre circulação de pessoas sem a apresentação de passaportes nessas divisas.
26 países fazem parte deste Acordo, e com isso mais de 16.500 km de linhas imaginárias entre países são livres para se explorar. Então armado apenas com um GPS, mapas e uma câmera fotográfica, Vincenzo viajou por essas fronteiras, capturando imagens que segundo ele “são a essência do que uma divisa pacífica representa” para quebrar a ideia estereotipada do que uma fronteira representa para a maioria das pessoas.
Vale lembrar que nenhum lugar no mundo teve suas fronteiras tão alteradas como a Europa ao longo dos tempos, então é incrível podermos testemunhar a situação em que ela está hoje. Veja as fotos capturadas pelo fotógrafo a seguir: