O laser é sem dúvida uma das descobertas mais fascinantes da humanidade, tanto é que já existem até montadoras de veículos pensando em utilizá-los. Tudo indica que a BMW será a primeira a usar a tecnologia, pois a empresa tem planos de embutir lasers nos faróis de seus automóveis com o objetivo de obter faróis menores, mais brilhantes e muito mais eficientes, algo que somente os lasers podem proporcionar.
Uma das vantagens dos “diodos laser” é o seu tamanho, com apenas dez mícrons, diodos laser são pelo menos uma centena de vezes menores do que os LEDs encontrados nos faróis de carros atuais. Além disso, com cerca de 170 lúmens por watt, lasers são quase duas vezes mais eficientes e chegam a ser 1.000 vezes mais brilhantes do que LEDs. O grande problema é: Um feixe de luz de um laser pode atrapalhar a visão dos motoristas mais do que os faróis de LEDs?
A vantagem real de faróis a laser é que eles não se espalham, podendo ser usados para criar feixes de luz altamente direcionais. Isso significa mais luz onde nós precisamos (na estrada e nos objetos) e menos luz ofuscante nos olhos dos motoristas à frente. A tecnologia por enquanto está apenas em fase experimental. A BMW afirma que o primeiro veículo a ter faróis a laser será o modelo i8.
[Via DVICE]