Ao longo dos anos, com o avanço crescente da globalização e da tecnologia, a forma convencional de se pesquisar através de livros e artigos impressos em papel vem sendo substituída pelo emprego de mídias digitais. Óbvio, a busca pautada em livros e enciclopédias jamais irá morrer, no entanto, cada vez mais se mostra necessário um domínio pleno de tecnologia para divulgação de pesquisas, trabalhos acadêmicos científicos e diversos outros projetos.
A existência das plataformas digitais, no meio acadêmico, já é uma realidade, ainda mais em um contexto de pandemia e isolamento. A seguir, iremos discutir um pouco mais sobre alguns exemplos de plataformas digitais e suas diversas aplicações e funcionalidades.
O cenário que temos nos dias de hoje, excluindo o fator pandemia da equação, é de modernização dentro dos campi universitários ao redor do mundo e de modernização da ciência como um todo. Não é à toa que trabalhos acadêmicos sobre qualquer assunto e área sejam divulgados de forma digital, majoritariamente, nos dias de hoje.
Plataformas como o SciHub, as versões digitais e páginas em redes sociais de revistas científicas como a Science e a Nature são claras provas da onda digital que varre o ambiente acadêmico e o mundo como um todo, nos dias de hoje.
Sites para busca e oferta de serviços para trabalhos acadêmicos
Uma classe de plataformas online que tem se popularizado muito ultimamente são as de ofertas e busca de serviços específicos. Existem inúmeras a serem citadas aqui, no entanto, teremos um enfoque específico em uma plataforma em questão para nos atermos ao âmbito acadêmico. A plataforma em questão é a MyStudyBay (basta uma simples busca no google para dar uma olhada) e ela oferece inúmeros tipos de serviços, desde tutoria até a formatação e edição de textos acadêmicos.
Portanto, se você por acaso precisa de uma formatação de texto rápida, tem dúvida em algum tópico específico de sua tese, ou quem sabe como elaborar a justificativa de seu projeto de pesquisa, a MyStudyBay pode lhe fornecer uma gama interessante de profissionais, graduandos e ex-estudantes prontos para lhe auxiliar.
Outras plataformas de ofertas e busca de serviços, porém com enfoque mais generalista, dignas de serem citadas são a Lionbridge e a Appen. Ambas plataformas possuem um nicho mais voltado para avaliação de ferramentas de busca e outros serviços que visam otimizar a atividade de serviços de busca e inteligências artificiais.
Ferramentas de busca voltadas para artigos
É interessante, também, ressaltarmos que existem plataformas específicas voltadas para a busca e consulta de artigos de forma online. Algumas a serem evidenciadas são o SciHub, cuja história por si só merece um artigo exclusivo. O Google Scholar é outra plataforma que permite a busca e consulta de diversos artigos.
Portanto, se você é um graduando, está na academia e precisa de referências, ideias para temas, inspiração para trabalhos acadêmicos, ou simplesmente curiosidade sobre ciência e pesquisa em geral; a fonte para ser utilizada é o Google Scholar ou o SciHub. O Scholar pode oferecer uma interface mais intuitiva e simplista, que relembra a versão geral do Google, já o SciHub pode ser um pouco menos intuitivo. No entanto, o intuito de ambos é a facilitação para a busca de artigos científicos de forma online.
Revistas científicas
Atualmente também existem as versões digitais de praticamente todas as revistas científicas ao redor do mundo. O mundo digital é a linguagem falada e exercida pela ciência nos dias de hoje. Basta acessar o site de clássicas revistas como a Nature e a Science, ou até seguir e acompanhar as respectivas redes sociais, para poder estar por dentro das mais variadas novidades do mundo científico.
Publicações das mais diversas áreas (das ciências biológicas e naturais, até as ciências exatas e engenharias) são retratadas e acompanhadas diariamente no Instagram, Facebook e outras plataformas destas e outras revistas científicas. Portanto, o cerne deste artigo é a maneira como a ciência vem invadindo o mundo digital e permitindo acesso cada vez mais inclusivo às inovações acadêmicas e tecnológicas, o que é sensacional.