Já ouviu falar no quokka? O quokka (setonix brachyurus) é um pequeno animal macrópode (da família dos marsupiais) do tamanho de um gato doméstico. Ele é considerado o animal mais feliz do mundo – e talvez o animal mais fotogênico também, e acaba de entrar para a seção de animais daqui do nosso blog.
Quer conhecê-lo melhor? Separamos 10 fotos contagiantes do simpático bichinho capturadas pelas lentes da fotógrafa Suzana Paravac. Veja todas as fotos e mais informações sobre este curioso bichinho a seguir.
Publicidade
Características do Quokka, o animal mais feliz do mundo
Um quokka pesa algo em torno de 2,5 a 5,0 kg e mede entre 40 e 54 cm de altura. Assim como outros marsupiais da mesma família, tal como cangurus e wallabys, o quokka é herbívoro e tem hábitos noturnos. O que difere ele entre os outros macrópodes é seu rabo, que é bem menor quando comparado aos outros da mesma família.
Avistado pela primeira vez
Os quokkas são encontrados na Austrália. Em 1658, um marinheiro holandês chamado Samuel Volckertzoon escreveu sobre ver um gato selvagem na ilha de Rottest, localizada na costa australiana. Mais tarde, em 1696, outro marinheiro chamado Willem de Vlamingh também os avistou e os confundiu com ratos gigantes, e acabou batizando a ilha onde eles foram avistados de “Rotte nest”, que em holandês significa “ninho de rato”.
Relação com os humanos
Os quokkas normalmente se aproximam das pessoas e não têm medo delas. Todos os anos são relatados casos de mordidas, especialmente em crianças, apesar de sua reputação de ser “o animal mais feliz do mundo”.
Pessoas comuns não estão autorizadas a lidar com elas de uma certa maneira. Quokkas podem ser vistos em vários zoológicos e parques na Austrália, incluindo o Zoológico de Perth. Sem supervisão, a interação física geralmente não é permitida.
Publicidade
[Suzana Paravac – @cruzysuzy]