Quando é o Momento Certo para Comprar Bitcoin?

Ilustração em 3D Bitcoin
Ilustração: John Lumber / Freepik

Qual é a hora certa de comprar Bitcoin? Com os preços do Bitcoin (BTC) disparando nos últimos anos, é seguro dizer que o espaço ficou um pouco intimidador. Na verdade, a situação cria um estranho paradoxo: devido aos picos de preços, o BTC ganha mais atenção e se torna mais reconhecido, mas com seu preço atingindo níveis sem precedentes, as pessoas também têm mais medo de entrar no mercado.

Mas quando então é a hora certa de entrar? Se você busca uma resposta rápida (alerta de spoiler), qualquer hora pode ser a hora certa. Não se preocupe, pois vamos explicar por quê.

Antes de comprar Bitcoin, tome decisões fundamentadas

Antes de entrar no espaço cripto, a coisa mais importante que você pode fazer é realizar sua própria pesquisa e conhecer bem todos os riscos. Dessa forma, você vai entender melhor como o espaço funciona e evitar perder dinheiro com erros descuidados.

Primeiro, conheça todas as gírias. FOMO (medo de ficar de fora), FUD (medo, incerteza e dúvida) e compre na queda (vamos explicar tudo isso um pouco mais adiante) são alguns dos jargões mais importantes, pois se referem a fenômenos que podem obscurecer seu julgamento.

O FOMO, apesar de ser um pouco autoexplicativo, faz muitas vítimas. Quantas vezes você já ouviu “Eu gostaria de ter comprado BTC quando era [insira o preço aqui]. Eu seria milionário hoje!”. É muito provável que nós mesmos já nos dissemos isso alguma vez.

Saber o que é o FOMO é importante porque todo mundo precisa entender que ficar de fora de algum movimento não é o fim do mundo. Na verdade, insistir nisso pode fazer mais mal do que bem. O FOMO pode obscurecer seu julgamento e forçar você a tomar decisões financeiras de que vai acabar se arrependendo.

O FUD tem um efeito semelhante. Medo, incerteza e dúvida se referem a todo o barulho com que os que não acreditam nas criptomoedas vão tentar pressionar você. “O Bitcoin é uma bolha”, “O Bitcoin é uma farsa” e “O Bitcoin sofre de problemas técnicos” estão entre algumas das frases que você vai ouvir de pessoas que tentam disseminar o FUD. Os motivos podem sempre diferir, e as pessoas podem nem estar espalhando o FUD de propósito, mas o efeito é concreto, e se você se deixar levar, poderá tomar algumas decisões financeiras ruins no longo prazo.

Esses conceitos são ainda mais pressionados pela volatilidade do Bitcoin. Devido a sua capacidade de subir e descer em ritmo acelerado, o preço do BTC é o que impulsiona o FOMO e o FUD.

Descubra seu objetivo

Antes de começar e gastar algum dinheiro suado para comprar Bitcoin, você precisa se perguntar por que quer entrar no mercado.

Seu objetivo fará toda a diferença para determinar quando comprar. Se você estiver usando o BTC como uma oportunidade de investimento — que é o motivo da maioria das pessoas —, tente “comprar na queda”. Essa é uma expressão comum que os investidores usam para se referir à estratégia de comprar um ativo quando seu preço está baixo. Vale a pena notar que existem muitas outras estratégias de negociação. Você não precisa se limitar a essa.

Por outro lado, se seu objetivo é comprar um produto ou serviço, o momento da compra não faz tanta diferença. Como você está usando o BTC para seu propósito original de ser um “sistema de dinheiro eletrônico peer-to-peer”, seu preço é irrelevante. Você pode comprar Bitcoin com cartão de crédito agora mesmo, usá-lo para pagar por um produto ou serviço, e converter a diferença novamente na moeda fiduciária de sua preferência para não ficar exposto à forte flutuação.

Após fazer sua pesquisa e descobrir qual é seu objetivo, o resto fica fácil. O Bitcoin já tem mais de 12 anos, e a comunidade está maior e mais apaixonada do que nunca. Várias exchanges e mercados surgiram para facilitar ainda mais a vida, permitindo que você tenha uma carteira Bitcoin gratuita após o cadastro.

Momento certo de Comprar Bitcoin
Foto: Averystep / Freepik

A pesquisa minimiza o risco

Como qualquer outro investimento, comprar Bitcoin às cegas é um jeito certeiro de perder dinheiro. Pesquise o que ele é, a tecnologia por trás dele, para que você pode usá-lo e como se proteger de gente mal-intencionada no espaço cripto.

De modo geral, quanto mais você souber sobre o Bitcoin, mais sólidas serão suas decisões. Nesse espaço, é praticamente impossível eliminar o risco. A única coisa que você pode esperar fazer é minimizá-lo. Ao fazer sua lição de casa, você minimiza os riscos de maneira significativa. Isso mantém seu dinheiro seguro. E é disso que estamos falando, certo?

*Patrocinado pela Paxful.
*O conteúdo deste artigo possui fins unicamente informativos. Você não deve considerar nenhuma dessas informações como aconselhamento jurídico, tributário, de investimento, financeiro ou de qualquer outra natureza.

[include slug="edit-post"]
AUTOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• veja também:

• posts recentes

• recomendados para você:

About this. | Saiba mais sobre estes links aqui.

• parceiros:

• veja também:

• publicidade:

AUTOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • • veja também: