Japão promete um androide por casa até 2015

Por: - 11/01/09 às 03:00 am
83 visualizações
Robótica

Japão promete um androide por casa até 2015

O governo do Japão anunciou na quinta-feira (8) que deseja implementar um robô em cada domicílio nipônico até 2015. Para que isso aconteça, serão investidos US$ 35 milhões (R$ 71,4 milhões) em inteligência robótica.
Segundo o jornal “Daily Mail”, o investimento ocorre porque, em sete anos, um em cada quatro japoneses terão mais de 65 anos – o que significa um declínio considerável da força de trabalho no país.
Japão promete um androide por casa até 2015A secretária Saya da foto ao lado tem expressões faciais.
Robôs são comuns nas terras japonesas. Eles guiam o tráfego, ajudam universitários a estudar para provas, e são acompanhantes de pessoas que sofrem do mal de Alzheimer.
A partir do investimento, robôs como Saya (foto) devem aumentar em termos populacionais na sociedade japonesa.
Saya é uma robô-secretária, uma das mais avançadas androides do mundo, capaz de imitar os comportamentos humanos.
A androide foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, para companhias cujo interesse se baseia no corte de custos em relação às recepcionistas.
É habilitada, inclusive, para responder a questões quando perguntada –de acordo com os cientistas, ela tem capacidade de falar cerca de 300 palavras e 700 frases completas.
Ela direciona os visitantes que chegam à recepção, e também pode travar conversação em nível básico. Seus circuitos embaixo da pele permitem mover a face, e ter expressões de desgosto, empatia, alegria, tristeza ou raiva.

veja também:
comentários