Todo mundo se preocupa, pelo menos um pouco, com suas informações ou com as transações bancárias que realiza na internet. A internet ainda é vulnerável a ataque de hackers, mas existe um grupo de hackers que se destacam por serem “artistas” neste quesito. Alguns fazem isso simplesmente porque gostam, outros pelo sonho de ficar rico, alguns até para o bem, mas a maioria com más intenções. Uma coisa é certa, este grupo de 15 hackers já causaram muitos transtornos pelo que fizeram na internet.
Atualmente, a maior parte deles já não são mais hackers, ou já morreram, ou trabalham em instituições que promovem segurança digital. Sabe quem são eles? O que eles fizeram para ficar famosos? Conheça os 15 hackers mais famosos da história a seguir:
1. Steve Jobs e Steve Wozniak
Eles ficaram famosos por serem co-fundadores da Apple, mas antes disso, Steve Jobs e Steve Wozniak começaram como hackers. Tudo começou em 1971, um dia antes de Steve Wozniak (na época com 20 anos de idade) começar a faculdade em Berkeley. Ele leu um artigo sobre ‘phone phreaks’ (Phreaker é o nome dado aos hackers de telefonia) e decidiu que queria hackear um telefone também. Então ele ligou para seu amigo Steve Jobs – na época com 17 anos – para dizer isso a ele.
Alguns meses depois, Wozniak já tinha construído seu próprio ‘Blue box’ (Blue box foi um equipamento desenvolvido por John Draper que gerava tons nas frequências necessárias para comunicar-se com a central telefônica), que os permitiu hackear o sistema telefônico da cidade deles liberando ligações gratuitas para qualquer lugar.
A dupla começou vendendo suas versões de blue boxes usando os pseudônimos Oaf Tobar (Jobs) e Berkeley Blue (Wozniak). Wozniak ligou até mesmo para o Vaticano usando sua box, para passar um trote telefônico.
2. Kevin Poulsen
Ele se reinventou como jornalista da revista americana Wired, postando matérias sobre segurança da computação. Porém, Kevin Poulson – anteriormente conhecido pelo pseudônimo “Dark Dante” – ficou famoso como um hacker notório ao ser o incrível ganhador de um veículo Porsche de uma promoção da KISS.FM americana. A rádio daria o carro para o 102º a ligar pra lá. Ele descobriu a contagem invadindo os dados da companhia telefônica e programou sua ligação para ser a 102ª da lista. Ele também ficou famoso por invadir registros do FBI.
3. George Hotz
Entediado com a aula, George Hotz hackeou a rede de de computadores de sua escola e fez com que a 9ª Sinfonia de Beethoven fosse reproduzida em vários computadores. O seu grande marco, na verdade, aconteceu quando ele conseguiu – aos 17 anos – desbloquear o iPhone da Apple, foi o primeiro sujeito do mundo a criar um jailbreak para seu próprio iPhone, que permitiu que seu aparelho pudesse ser usado em outras operadoras. O anúncio do desbloqueio foi feito no YouTube, e suas primeiras e famosas palavras do vídeo foram “Hi, everyone, I’m GeoHot. This is the world’s first unlocked iPhone” (“Olá todo mundo, Eu sou o GeoHot. Este é o primeiro iPhone desbloqueado do mundo”). De lá pra cá ele diz que a vida inteira dele é um hack. Depois do iPhone, Hotz passou a hackear também o PS3 – mas acabou sendo processado pela Sony.
4. Jonathan James
Jonathan James, conhecido pelo pseudônimo “c0mrade,” tinha apenas 15 anos de idade quando hackeou os computadores do Departamento de Defesa americano. E ele não parou por aí, até mesmo conseguiu assumir os controles da NASA e conseguia controlar, do computador da casa dele, a temperatura e umidade da Estação Espacial Internacional. James foi o primeiro jovem a ser punido pelas leis americanas de crime cibernético. Ele se matou em 2008, dando um tiro em sua própria cabeça.
5. Kevin Mitnick
Kevin Mitnick foi um dos hackers de computadores mais procurados do mundo. Em um determinado momento, ele até mesmo resolveu se confinar, porque acreditava que poderia dar início a uma guerra nuclear. Mitnick alega que já hackeou a Sun Microsystems, a Motorola, e a Nokia. O seu hack favorito aconteceu quando ele ainda era criança, ele invadiu e tomou o controle do alto falante do drive-thru de um McDonald’s perto da sua casa. Segundo ele, “Eu estava do outro lado da rua, pegava os pedidos e dizia para os clientes que a pessoa era o 50º cliente, portanto o pedido seria de graça. Para outros clientes eu dizia ‘Nosso sistema de detecção de peso determinou que seu carro está um muito pesado, então iremos trocar o Big Mac por Salada.’ Melhor ainda foi quando a polícia chegou para comprar e eu disse ‘Esconde a Cocaína, esconde a cocaína!'”.
6. Gary McKinnon
O hacker escocês Gary McKinnon é responsável pela “maior invasão de computadores militares de todos os tempos.” O governo americano o acusou por ter hackeado o Exército, a Marinha, a Força Aérea e o Departamento de Defesa, além de 16 computadores da NASA. McKinnon nega ser um hacker mal intencionado, ele afirma que é apenas um “nerd desajeitado.” De acordo com ele, o objetivo das invasões era encontrar evidência de vida alienígena. Seu objetivo era, segundo ele, expor o que ele havia descoberto, uma peça construída pelo dpto. de engenharia reversa militar americano de um sistema de propulsão anti-gravidade que eles supostamente pegaram de uma nave alienígena.
7. Adrian Lamo
Adrian Lamo é conhecido como “O Hacker Andarilho”, porque ele geralmente faz suas invasões a partir de cyber cafés, bibliotecas e lanchonetes. O jornal The New York Times ajudou com sua prisão, após ele ter invadido os computadores da sede e ter adicionado seu próprio nome como primeiro de uma lista de “experts” em computadores. Lamo também ficou famoso por quebrar uma série de sistemas de alta segurança de rede de computadores, como a Microsoft, a Yahoo!, a MCI WorldCom, a Excite@Home, as empresas de telefonia SBC, Ameritech e Cingular. Em 2010, Lamo ganhou ainda mais fama por entregar centenas de milhares de documentos do governo para o WikiLeaks.