O projeto é ambicioso: Uma cidade em forma de navio que irá percorrer o globo, migrando de um país para outro, nunca ficando muito tempo no mesmo lugar para que nenhum dos tripulantes se cansem da paisagem ou fiquem irritados com o clima. Essa é a proposta do Freedom Ship, o primeiro barco do mundo em forma de cidade. Parece perfeito, pelo menos para os que não ligam de morar em um lugar que se parece um “prédio estacionamento” de carros.
Seus projetistas divulgaram imagens geradas por computador do como eles esperam que o meganavio seja. Ele teria espaço suficiente para abrigar 50 mil residentes permanentes dentro de seus 25 andares e teria escolas, hospitais, galerias de arte, lojas, parques, um aquário e um casino. Teria até mesmo seu próprio aeroporto no telhado, com uma pista para servir pequenas aeronaves particulares ou comerciais de até 40 passageiros.
Roger M. Gooch, diretor e vice-presidente da empresa Freedom Ship International, disse: “O Freedom Ship será o maior navio já construído, e a primeira cidade flutuante criada pelo homem.”
Sua empresa está tentando levantar cerca de US$ 10 bilhões, ou mais, que estimam ser necessários para transformar o sonho, que já tem vários anos de planejamento, em uma realidade a longo prazo. “Este será um projeto com um investimento pesado, e a economia mundial nos últimos anos não tem sido muito favorável para projetos como este,” acrescentou Gooch. “Porém nos últimos seis meses temos tido cada vez mais interesse de empresas no projeto, estamos com esperança que conseguiremos levantar US$ 1 bilhão de investimento para começar a construção em breve.” O navio iria gastar 70% de seu tempo ancorado em grandes cidades de diversos países. Veja mais imagens do fantástico navio a seguir:
A primeira viagem dele começaria a partir da costa leste dos EUA, atravessaria o Atlântico rumo à Europa até chegar no Mediterrâneo. Em seguida passaria pelo extremo da África e depois seguiria viagem até a Austrália. Depois para a Ásia Oriental, aproveitariam o verão na América do Sul e então voltariam para a América do Norte, quase 1 ano depois de sua partida.
Se concluída, o Freedom Ship terá 228 m de largura, 1,3 km de comprimento e 106 m de altura – será aproximadamente três vezes maior do que o navio cruzeiro Queen Mary II. Toparia morar nele?