profissoes-serao-dominadas-robos

Já há algum tempo os robôs passaram a existir em nossa imaginação, e muitas vezes foram – e são até hoje em dia – representados em filmes de ficção científica. Mas o cenário está mudando, eles estão saindo das telas e cada vez mais se tornando uma parte importante da nossa realidade. Hoje em dia já existem robôs que fazem faxina em empresas e residências, robôs atendentes de lojas e hotéis e robôs que fazem missões de resgate em alto mar ou em lugares confinados. Muita gente não sabe, mas máquinas cada vez mais inteligentes já começaram a ser fabricadas, e sim, elas passarão cada vez mais a fazer parte do nosso cotidiano trabalhando em profissões que antes só os humanos exerciam. Listamos 10 profissões que poderão facilmente ser dominadas por robôs no futuro, baseado em evidências que já existem hoje em dia. Confira:


1. Motorista
profissoes-serao-dominadas-robos_1

Imagem: Reprodução/ Scania.com.br

Muitas empresas já estão trabalhando há algum tempo no desenvolvimento de carros que autônomos. Mesmo que não haja um robô pilotando o veículo, um carro com um sistema autônomo de locomoção é praticamente um robô. E francamente, este tipo de trabalho (ir do ponto A ao ponto B) é perfeito para um robô. O sistema poderia ser muito útil com caminhões, táxis e serviços de entrega de postagem, usando sistemas de GPS já existentes e sensores especiais que detectam o tráfego e objetos ao redor.


2. Bibliotecário
profissoes-serao-dominadas-robos_2

Imagem: ©GettyImages

Supondo que as bibliotecas continuem existindo no futuro, certamente serão controladas por máquinas. Esqueça a necessidade de vasculhar intermináveis ​​filas de estantes para localizar um livro, todo este processo poderá ser automatizado. A biblioteca será essencialmente uma versão gigantesca de uma vending machine, só que ao invés de refrigerante ela obviamente trabalhará com livros. Se existir mesmo um “bibliotecário” nas bibliotecas do futuro, ele provavelmente será apenas um software com Inteligência Artificial, semelhante ao Siri da Apple.


3. Soldado


profissoes-serao-dominadas-robos_3

Imagem: ©GettyImages

Uma das profissões mais perigosas que existe é a de um soldado, e o pior, muitas vezes não somos nós que a escolhemos, muitos são obrigados a trabalhar nisso quer queiram quer não. O uso de robôs em substituição aos humanos então seria perfeito! Militares já estão usando drones para ajudar os soldados em terra, mas talvez um dia quase toda a infantaria será substituída por robôs. Então soldados poderão trocar suas armas por joysticks, mais cedo do que você pensa, e vai ter gente fazendo fila com vontade de ir pra “guerra”.


4. Funcionários de redes de restaurante
profissoes-serao-dominadas-robos_4

Imagem: Reprodução/ CNN Money

Fala sério, é até difícil entender por quê as grandes redes de restaurantes ainda não substituíram seus funcionários por robôs. De fato, isso provavelmente não vai demorar muito para acontecer. Pra quê contratar humanos para virar hambúrgueres quando um robô poderia fazer isso de forma muito mais rápida e mais eficiente? Não haveria mais encomendas erradas, e o serviço seria extremamente mais limpo. Está chegando o dia em que o seu “lanche feliz” não será tocado por mãos humanas, além das suas.


5. Piloto de aeronave
profissoes-serao-dominadas-robos_5

Imagem: Reprodução/ The Huffington Post

Os pilotos são profissionais extremamente habilidosos e bem treinados, mas na maior parte do tempo eles apenas resolvem algum problema caso o piloto automático deixe de funcionar. Muita gente não sabe disso, mas essencialmente, os aviões têm voado sozinhos durante anos. Falta pouco até que os pilotos de carne e osso sejam definitivamente substituídos. Embora pareça assustador voar em um avião controlado por um robô, as pessoas provavelmente terão que se acostumar com isso em breve.


6. Trabalhadores da construção civil
profissoes-serao-dominadas-robos_6

Imagem: Reprodução/ desenhar.arq.br

Quando se trata de construção civil, qualquer pequeno erro pode levar a um desastre, seja por erros na própria construção ou mesmo por descuidos que levam os construtores à morte. Uma coisa é certa, este tipo de trabalho com certeza será feito por robôs em breve. Quem assiste Discovery Channel já deve ter visto no programa “Mega Construções” máquinas construindo arranha-céus. Estas máquinas são perfeitamente precisas e trabalham o tempo todo, e tendem a ser cada vez mais utilizadas. Isto significa que projetos de construção serão concluídos de forma precisa e muito mais rápida.


7. Farmacêuticos
profissoes-serao-dominadas-robos_7

Imagem: Reprodução/ Wisegeek.com

Esta profissão talvez não seja completamente substituída por robôs, visto que algumas pessoas acabam pedindo orientações para os farmacêuticos. No entanto, tarefas mecânicas como conferência da prescrição e coleta do produto na prateleira para entregar ao cliente, poderão facilmente ser substituídas por robôs. Assim como mencionamos sobre as bibliotecas, farmácias também poderão um dia se tornar enormes vending machines.


8. Músicos
profissoes-serao-dominadas-robos_8

Imagem: Reprodução/ Fanpop.com

Para se tornar um grande músico um humano precisa ter dom, ou pelo menos muuuuito empenho e força de vontade para aprender a tocar um instrumento. Robôs precisam ser apenas programados, e em questão de minutos podem fazer melhor que os humanos, e sem erros. Tão cedo os robôs talvez não substituam a voz humana, mas bateristas, guitarristas ou qualquer outro instrumento pode ser facilmente tocado por robôs. Embora pareça um absurdo isso, já existem bandas famosas feitas só por robôs, como a Compressor Head, por exemplo, que é praticamente formada só por robôs. No Japão já existe uma cantora muito famosa que nada mais é do que apenas um holograma. Estes dois exemplos são apenas o início da presença deles nesta profissão, mas já provaram que a experiência deu certo.


9. Astronautas
profissoes-serao-dominadas-robos_9

Imagem: Reprodução/ Business Insider

O trabalho de um astronauta é extremamente excitante, mas também é complexo e perigoso. Robôs já estão sendo introduzidos aos poucos em missões espaciais para a realização de algumas tarefas arriscadas. Os humanos sempre sonharam em ir para o espaço, mas é provável que as missões espaciais futuras tenham cada vez menos humanos e cada vez mais robôs.


10. Carteiros
profissoes-serao-dominadas-robos_10

Imagem: Reprodução/ EstudioSul.com.br

Apesar de parecer ser estranhos receber robôs na porta de sua casa com encomendas, saiba que robôs já estão em uso nos EUA para entregar encomendas. A Amazon é a pioneira a implementar o serviço de entrega de produtos por robôs, não robôs iguais aos que você vê na TV, mas sim através de drones, mini helicópteros remotamente guiados. A tendência é que cada vez mais robôs passem a fazer este serviço. Com isso será possível saber não só o status de sua encomenda, mas também a posição em que ela se encontra em tempo real e com a mesma precisão do GPS.

veja também:
comentários