CLOSE

Você sabia? 14 Cenas famosas de filmes que foram incrivelmente feitas SEM efeitos especiais

8. As explosões da cafeteria e as cenas de luta com alteração de gravidade no filme “Inception” (2010)


Em “Inception” (2010) – no Brasil chamado de “A Origem,” Christopher Nolan também resolveu fazer algumas cenas sem utilizar recursos CGI, tanto na cena da cafeteria como nas cenas de lutas onde a gravidade se altera. Nolan realmente explodiu coisas e interpolou as filmagens na cena da cafeteria. Nas cenas da luta em gravidade zero, Nolan achou melhor montar um set de filmagem “rolante”, do que colocar os atores em fundos verdes e presos em cabos de aços.

Veja como as cenas foram feitas nos vídeos a seguir:


9. A cena de travessia pelo Portal Estelar em “2001 – Uma Odisséia no Espaço” (1968)

Antes de conhecermos o filme ganhador de Oscar “Gravidade” (2013), com suas cenas repletas de CGI, Stanley Kubrick teve que fazer milagres com truques de câmera e sets de filmagem complexamente elaborados para dar vida ao clássico “2001 – Uma Odisséia no Espaço” (1968). Para criar aquela viagem interestelar surreal do filme ele teve que usar uma máquina “Slit Scan”. Ele filmou dois planos paralelos e luzes misturando filtros de cor, simulando uma viagem através de um túnel sem fim.


10. A maioria das cenas de naves e veículos em “Star Wars” (1977)

Parte do enorme sucesso da franquia “Star Wars” (1977) se deve ao empenho e criatividade dos produtores ao usar miniaturas e truques de câmera. Uma versão em miniatura da Millennium Falcon foi construída e uma tecnologia da “Dykstraflex” contribuiu para que câmeras controladas por movimento fizessem com que as naves voassem pelo espaço na tela. Veja a seguir como esta técnica funcionava na época:


11. A cena da criatura bizarra do filme “O Enigma de Outro Mundo” (1982)

A criatura bizarra do filme era na verdade um ventríloquo controlado por um humano. O diretor John Carpenter disse que tudo só foi possível graças ao brilhante trabalho de Rob Bottin, que cuidou de criar todos os efeitos com os bonecos. De acordo com uma entrevista ao IndieWire, Carpenter disse que Bottin trabalhou tão pesado no filme que teve que ir para o hospital quando as filmagens acabaram, para se recuperar do cansaço extremo.


12. A transformação em lobisomem do ator David Naughton em “Um Lobisomem Americano em Londres” (1981)

Antes de “Um Lobisomem Americano em Londres” (1981), de John Landis, filmes como o clássico, “The Wolf Man” (1941), geralmente cortavam as cenas ao mostrar as transformações de lobisomens na tela. No filme de Landis, o ator David Naughton passou por intensas sessões de maquiagem entre as tomadas para se transformar no personagem icônico. A cena da transformação do ator em lobisomem (cerca de 2 min.) levou aproximadamente uma semana para ser concluída. Veja a seguir uma explicação mais detalhada (em inglês) sobre como foi feita a cena:


13. As famosas cenas no hoverboard em “De Volta para o Futuro – Parte II” (1989)


O diretor Robert Zemeckis e sua tripulação utilizaram fios para criar as cenas em que Marty McFly (Michael J. Fox) voa sobre skates voadores – os famosos hoverboards – em Hill Valley. Veja como foram feitas as cenas no vídeo a seguir:


14. A criatura que sai do peito de Kane em “Alien, o Oitavo Passageiro” (1979)


As reações apavoradas dos atores que você viu na cena do filme foram completamente verdadeiras, porque eles não tinham ideia de como a coisa toda aconteceria. De acordo com um relato do diretor Ridley Scott ao site Empire, tudo foi filmado em apenas uma tomada usando sangue falso, aparelhamento, e carne de açougue.

“As próteses naquela época não eram tão boas. Então imaginei que a melhor coisa que poderia fazer seria conseguir o material de um açougue e um peixeiro nas redondezas”, disse Ridley Scott. “Na parte da manhã tivemos que separar o que iríamos usar, e não muito depois já tínhamos que estar prontos para filmar, porque as carnes começaram a cheirar muito rapidamente”, completa. Assim que a cena aconteceu, o sangue falso pulverizado assustou a atriz Veronica Cartwright, tanto que ela realmente desmaiou na cena.

[Business Insider]


Publicidade


Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
AUTOR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • • veja também:

  • AUTOR

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • • veja também: