Sou Músico e Preciso Criar Um Site. O Que Fazer?

Por: - 29/05/18 às 03:22 pm
139 visualizações
-ListasInternet

Photo by Bruno Araujo on Unsplash

Todo mundo sabe que a internet é o melhor meio de comunicação que existe para expandir seu trabalho. Não importa quanto talento, fãs ou clientes você talvez já tenha, mais cedo ou mais tarde você precisará ter um site próprio. O grande dilema da maioria dos profissionais liberais é sobre o que fazer quando chegam à esta conclusão: Devo contratar uma empresa para me ajudar a criar este site ou é melhor arriscar e fazer isso sozinho?

Não importa qual seja o seu ganha pão, seja fotografia, serviços elétricos, pintura, artesanato, costura, limpeza ou até mesmo um blog, você precisa decidir o que fazer neste sentido. Alguns talvez tenham um pouco mais de conhecimento quando o assunto é internet, mas o problema é que nem todos têm facilidade, como é o caso da maioria dos músicos. Se você for um, talvez seja um excelente cantor ou saiba tocar um instrumento musical como poucos sabem, mas precisa de ajuda sobre quais caminhos escolher quando o assunto é internet e isto é natural.

Caso decida escolher uma agência para te ajudar neste sentido, talvez pergunte: E se a empresa que eu escolher não for 100% transparente? E se eu estiver pagando por algo que eu talvez não precise? E se estiverem se aproveitando da minha falta de conhecimento neste assunto? Inevitavelmente, surgirá então a segunda opção em sua mente: Vou tentar encontrar algum serviço na internet que me ajude a criar meu site.

Como a maioria já está careca de saber, é possível encontrar praticamente tudo na internet e, portanto, não é difícil encontrar um serviço “criador de sites”. Entre as dezenas de opções nós recomendamos a Wix, a líder neste serviço. Pra começo de conversa, o melhor de todos motivos é que o serviço deles é gratuito. Mas tem mais motivos! Veja a seguir alguns aspectos que nos levaram recomendar a Wix caso você decida criar um site grátis:


1. Eles são líderes

A Wix.com é uma plataforma líder de desenvolvimento web baseada em nuvem com milhões de usuários cadastrados em todo o mundo. Com ela ficou muito mais fácil criar uma presença online incrível e profissional. Apesar de oferecer um serviço gratuito, o serviço conta com tudo que você precisa para criar um site gratuito de alta qualidade e totalmente personalizado.


2. É fácil de usar

A Wix.com possui um serviço “construtor de sites” mais fácil que existe na atualidade. O editor se baseia totalmente na função de arrastar/soltar e é bastante intuitivo, ainda mais se você for mais um iniciante. Se quiser acrescentar mais recursos, poderá encontrá-los no App Market da Wix e instalá-los com apenas um clique.


3. Os serviços dos concorrentes exigem conhecimento técnico, o deles não

Caso pesquise mais sobre o assunto na internet, talvez descubra outro forte concorrente, o WordPress. O WordPress também é conhecido por ser um serviço gratuito, e que também possui diversas extensões e plug-ins, mas nem todos são fáceis de instalá-los ou integrá-los no seu site. Além disso, instalar o software completo exige pelo menos uma base de conhecimento técnico, ou você terá que ficar horas assistindo a tutoriais na internet. E caso as coisas deem errado (e porque não dariam?), encontrar a solução ou contar com a ajuda de pessoas que possam te ajudar pode ser no mínimo frustrante.


4. Você já começa com quase tudo pronto

O serviço possui cerca de 300 templates (modelos prontos de site) gratuitos. Muitos deles são elegantes, modernos e segmentados por categorias (fotografia, restaurante, blog, etc.). Os músicos, principalmente, contam com mais de 50 modelos prontos para serem instalados logo no início. Assim você já começa com seu site quase pronto, tudo o que precisa fazer é escolher o template que já tenha a maioria dos blocos com informações que deseja mostrar, daí então é só trocar as imagens e modificar o conteúdo da forma que deseja. Tudo de forma realmente muito fácil de fazer.


5. Dá até pra vender usando a Wix!

Sim, se você quiser pode até vender de forma segura os seus serviços, singles, discos ou ingressos através do seu site! E o serviço ainda oferece diversas opções de pagamento para seus visitantes.


6. É fácil seu site se colocar bem nas pesquisas dos motores de busca

A Wix sai na frente bem em comparação com outros dos melhores criadores de site quando o assunto é SEO (Search Engine Optimization). Você pode alterar o título do site e os atributos “alt” das imagens, ter acesso a um amplo leque de cabeçalhos, etc, tudo para deixar seu site no topo das pesquisas dos principais motores de busca, como Google, Bing, Yahoo, etc.


7. Porque não ter um blog também?

Você pode ter um site principal, mas nada impede que você tenha um domínio secundário só para contar aos seus fãs sobre os desafios e conquistas de sua carreira. Afinal de contas, o serviço é gratuito, então porque não ter? As opções de blog da Wix são pra lá de interessantes. Além de também contar com uma infinidade de templates prontos, ao criar um blog você poderá criar categorias, tags, cronograma de posts e exibir posts relacionados dentro de cada um dos posts já publicados. O legal é que você pode também escolher um título alternativo para os visitantes que acessarem seu blog a partir de dispositivos móveis (caso o título seja longo demais para telas pequenas). O editor do blog é mais simples do que o editor do criador de sites, porém é eficiente e os recursos de publicação são decentes.

Além disso você também poderá adicionar imagens, galerias, vídeos, GIFs e separadores, mesmo que você não tenha conhecimento em HTML. Talvez o Wix não seja indicado para blogueiros com muita experiência, mas por ser mais fácil de usar e personalizar, é perfeito para músicos.


8. Seu site terá integração com redes sociais

Ao criar o site, você poderá facilmente utilizar ferramentas prontas de integração com as redes sociais, como caixas e botões de curtir do Facebook, WhatsApp, Instagram, etc.


9. Aplicativos e plug-ins

A Wix conta ainda um App Market, um lugar cheio de aplicativos e serviços surpreendentes que podem ser adicionados ao seu site com apenas alguns cliques. Lá você encontra mais de 200 aplicativos gratuitos, ou pagos, para melhorar ainda mais seu site.


10. Um suporte que funciona!

A Wix oferece suporte por telefone e fóruns de qualidade e isso é extremamente importante caso você não tenha experiencia na plataforma. Além dos artigos e tutoriais, é possível ainda tirar suas dúvidas através de mensagens via chat.

Precisa de mais motivos? Crie seu site Wix hoje mesmo!

veja também:
comentários