Entre todas criaturas que já pisaram na Terra, cerca de 11 entre 10 pessoas acham os dinossauros os mais intrigantes. Não é por menos, alguns animais eram bestas gigantes que dominavam o planeta, que do topo da cadeia alimentar podiam comer quase qualquer coisa que avistassem.
Bem, na realidade, eles eram quase tudo isso, e até muito, muito mais. O problema é que muitas lendas foram criadas ao redor dos dinossauros, e ainda hoje, alguns destes mitos ainda existem na imaginação de muita gente.
Por isso, vamos agora conhecer alguns fatos que você talvez acredite sobre eles, mas que na verdade não passam de mitos. Acredite, você vai se surpreender. Veja a seguir:
Publicidade
1. Jurassic Park será real após conseguirmos clonar o DNA de um dinossauro
Por culpa da obra-prima da ficção de Steven Spielberg, muitas pessoas acreditam que o método de clonagem mostrado no filme um dia poderá ser realidade e que conseguiremos recriar os dinossauros. Infelizmente, a estrutura do DNA é incapaz de sobreviver 65 milhões de anos, então, pelo menos por esse método, sem chances de vermos dinos caminhando na Terra.
2. Dinossauros e humanos viveram no mesmo período
Pensar que existiam homo sapiens há 65 milhões de anos é algo absurdo, mas muitos acreditam que pelo menos os macacos conviveram com os dinossauros. Um erro, pois apesar de mamíferos já existirem, os primatas vieram a surgir muito tempo depois.
3. Arqueólogos estudam os dinossauros
Arqueólogos estudam o passado, e eles escavam bastante, mas não estudam os dinossauros. Eles estudam os humanos – e os animais que conviveram conosco – há mais ou menos 3 ou 4 milhões de anos. O estudo dos dinossauros é de responsabilidade dos paleontólogos.
4. Alguns dinossauros podiam voar
Pois é, você com certeza já ouviu falar no pterodáctilo, e sim, ele podia voar, porém não era um dinossauro e sim um réptil. Conviveram na mesma época, mas não eram a mesma coisa, entende?
5. Todos dinossauros viveram na mesma época
Outro erro comum fortalecido pelo cinema. Por exemplo, duas das espécies mais famosas, o Tiranossauro e o Brontossauro (agora chamado de Apatossauro), viveram separados por um período de milhões de anos.
Publicidade
6. Dinossauros eram “pelados”
Tsc tsc, descobertas bem recentes comprovaram que muitos dinossauros tinham penas, a maioria destes viveram no fim do período cretáceo. E sabe quem viveu nesse período? O T-Rex, que o coloca como forte candidato a ter uma linda penugem ao invés do visual assustador que vimos no cinema.
7. Dinossauros eram criaturas fracas, que foram extintas facilmente
Bem longe disso. Segundo o que afirmam os cientistas, os dinos são detentores do recorde de domínio do planeta, algo em cerca de 150 milhões de anos. A raça humana tem muito chão ainda se quiser bater essa marca.
8. Dinossauros não eram muito inteligentes
Apesar de ser difícil determinar a inteligência de um animal extinto há tanto tempo, cientistas já encontraram provas de relacionamentos sociais entre dinossauros, e algumas espécies tinham cérebros bem grandes comparados a seu tamanho, o que leva a crer que muitos deles eram relativamente inteligentes.
9. Dinossauros tem sangue frio… ou quente
Cientistas encontraram espécies da Era Mesozoica que não se encaixavam em nenhum dos grupos citados acima. Ao invés disso, foram classificados como “Sangue de Dinossauro”, algo que fica no meio termo quando o assunto é temperatura corporal.
10. Dinossauros viviam apenas em regiões quentes
Um fóssil de criolofossauro encontrado no Polo Sul pôs fim nessa ideia, comprovando que os dinos podiam viver até em regiões de frio extremo.
Publicidade
11. Dinossauros tinham um segundo cérebro
Essa ideia surgiu pois alguns fósseis apresentavam um buraco na área do quadril, que muitos acreditavam abrigar uma espécie de “cérebro adicional”. Isso foi logo descartado por muitos paleontólogos.
12. Todos répteis “pré-históricos” eram dinossauros
Como dito acima, o pterodáctilo era um réptil, porém não era um dinossauro. Na verdade, apenas 10% dos répteis da Era Mesozoica podem ser considerados dinossauros com as classificações atuais.
13. Dinossauros eram o pesadelo dos mamíferos
Dinossauros grandes comiam mamíferos menores, porém mamíferos um pouco maiores também se alimentavam de dinossauros menores. Era uma relação mútua. Claro que a extinção nos deu uma forcinha para subirmos de nível na cadeia alimentar.
14. Voltamos ao Brontossauro
Sim, um dos dinos mais famosos na verdade nunca existiu. Ocorreu que paleontologistas combinaram erroneamente a cabeça de um Camarassauro com o corpo de um Apatossauro, dando “vida” ao Brontossauro. Hoje esse erro foi desfeito, para a tristeza de muitos que se simpatizavam com o dino.
15. Alguns dinossauros não conseguiam carregar o próprio peso
Devido ao grande tamanho, alguns paleontólogos acreditavam que os grandes saurópodes (apatossauro e braquiossauro) não podiam carregar o próprio peso, e precisavam se locomover em águas rasas. Mas fósseis recentes indicam a presença de músculos massivos neles, capazes de suportar o grande peso.
Publicidade
16. Mamíferos e Dinossauros viveram em épocas diferentes
Como dito anteriormente, mamíferos e dinossauros conviviam juntos, relação que começou há mais ou menos 237 milhões, no fim do período triássico. E vale dizer novamente, alguns dinossauros eram comida de mamíferos. Yay.
17. Dinossauros eram lentos
Se lembra de como o Dr. Alan Grant se surpreendeu ao descobrir a velocidade que um T-Rex pode chegar no filme Jurassic Park? Pois é, a grande maioria dos dinos era na verdade bem atlética e podia alcançar grandes velocidades.
18. Todos dinossauros foram extintos
Com certeza não damos de cara com os grandes saurópodes, nem com um T-Rex ao sair de casa, mas descendentes dos dinossauros ainda existem. Os terópodes foram um grupo de dinossauros que sobreviveram à extinção, e um dos seus 40 subgrupos são os pássaros que conhecemos hoje. A realidade não é tão empolgante, eu sei.
19. Todos dinossauros eram grandes
É claro que no cinema foi necessário mostrar apenas as grandes espécies para causar um impacto no público, mas existiam muitas espécies de dinossauros que mediam poucos centímetros, e muitos deles serviam de alimento para os mamíferos.
20. Os braços do T-Rex eram inúteis
Motivo de piada, o bracinhos do T-Rex com certeza não intimidam tanto quanto a mandíbula do bicho, mas eles eram capazes de aguentar presas de 50 kg facilmente. Viram só? Não eram tão inúteis assim.
21. Jurassic Park baseou-se no período Jurássico
As maiores estrelas dos filmes do Jurassic Park com certeza são o T-Rex e o Velociraptor. Acontece que nenhum dos dois viveu neste período (200 – 305 milhões de anos atrás). Na verdade, ambos aterrorizaram o período Cretáceo, que veio depois do Jurássico.
[L25]
Uma resposta
Mano os trex são muito fortes Com seu bracinho, e quem é expert sabe que tem classes de arqueologia, como paleontologia e biologia, e também jurássico não é necessariamente um período, já que feras muito grandes tem o jeito “jurássico” ou feroz