A franquia Super Mario Bros. celebrou seu 30º aniversário no dia 13 de setembro do ano passado. Fãs do game existem aos montes no mundo inteiro, mas muitos jogadores não só jogaram assiduamente o jogo, eles também criaram algumas teorias sérias interessantes sobre seu encanador bigodudo favorito.

Embora algumas dessas teorias possam parecer uma “viagem”, outras, porém, fazem tanto sentido que chegamos a pensar que a teoria até pode estar certa. Nós reunimos algumas destas teorias contidas na Internet para mostrar pra vocês. Olha só que legal:

1. Mario e seus amigos não passam de atores atuando em uma peça de Teatro ou em um Filme

Uma das teorias dos fãs que mais ganhou força na internet é que todo o universo do jogo é na verdade um palco, e Mario, Luigi e todos os seus amigos (e inimigos) são apenas atores. Aqui estão algumas evidências que apoiam isso:

    teorias-fas-super-mario_1b
  1. Os jogos da franquia possuem pouca ou nenhuma continuidade. Às vezes os personagens assumem o papel de bonzinhos e trabalham juntos ou às vezes eles são maus e trabalham uns contra os outros e não há nenhuma explicação para isso.
  2. Cada um dos níveis em Super Mario 64 e Super Mario Sunshine foram batizados de “episódios”.
  3. É possível ver uma equipe de filmagem em vários jogos do Mario.
  4. O game Super Mario Bros. 3 foi construído no formato de uma peça de teatro, com uma cortina que sobe no início da intro do game e diversas outras evidências que comprovam isso

No ano passado, o criador do Super Mario, Shigeru Miyamoto, confirmou que esta teoria realmente é verdadeira – então a teoria tornou-se um fato.


2. A princesa Peach é a mãe do Bowser Jr.

A maternidade do pequeno Bowser Jr. parece ser um mistério entre os fóruns online do jogo – pelo menos entre aqueles que não suspeitam da Princesa Peach, que parece ser a candidata mais provável. De acordo com a wiki oficial do Super Mario, o Bowser contou para seu filho Bowser Jr. que a Peach é sua mãe, mas ela foi sequestrada pelo “maligno” Mario durante o game Super Mario Sunshine.


3. Luigi está sempre com Mario, pois Mario mantém a sua força sob controle

Pobre Luigi. Ele é muitas vezes encarado como apenas o “player 2”, o irmão do Mario que fica sempre em segundo plano, mas e se o cara na verdade for uma máquina pronta para matar a qualquer momento? Uma teoria criada por um fã no Reddit explica que Luigi pode ser na verdade muito mais forte do que pensamos, e ficar perto de seu irmão Mario o impede de perder seu controle. O usuário explica:

teorias-fas-super-mario_3bUma característica comum que vemos no Luigi é seu medo extremo de fantasmas. A razão por trás disso é porque dizem que fantasmas tem capacidade de possuir seres vivos… Por ficar perto de seu irmão, ele não precisa se preocupar em ferir as pessoas, porque ele sabe que Mario é o melhor lutador do universo do game e a única pessoa capaz de pará-lo.

Mario é o oposto de Luigi: um homem mortal, sem quaisquer poderes notáveis. Apesar disso, Mario é capaz de lutar contra vilões de enormes dimensões e vencê-los, e pode até mesmo derrotar o próprio Luigi várias vezes (como em Super Paper Mario) usando nada além do que suas habilidades simples de batalha. Ao ficar ao lado de seu irmão, Luigi se certifica que, se um de seus muitos poderes ímpares saírem do controle, e se ele se tornar o mal, Mario vai estar perto o suficiente para impedi-lo e limitar os danos.


4. A franquia inteira não passa de uma “jogada de marketing” da Princesa Peach

teorias-fas-super-mario_4a

Segundo esta teoria, Mario e seus amigos são apenas fantoches e a Princesa Peach é na verdade uma mestre de marionetes. De acordo com um usuário do Reddit:

Você já se perguntou por que sempre vemos o ponto de vista da princesa Peach nos jogos da franquia? Sempre acreditamos que Peach esteve dizendo a verdade, e que ela era a vítima e o Bowser era o vilão …

E se a Peach estiver na verdade somente usando Mario e Luigi como “marketing” para levar os cidadãos do Reino do Cogumelo a acreditar que Bowser é o vilão, quando na realidade Peach é um ditadora do mal que quer oprimir o povo de seu reinado?

A teoria explica que os jogos nunca são mostrados do ponto de vista do Bowser e, portanto, nunca conseguimos chegar a uma conclusão sobre isso, pois nunca vemos os dois lados da história. Pelo que sabemos, a Princesa Peach poderia estar manipulando Mario levando-o a pensar que ela foi sequestrada para alimentar seu plano mestre obscuro.


5. A única vez em que Bowser realmente sequestrou a Princesa Peach foi em Super Mario Bros.

teorias-fas-super-mario_5a

Trabalhando com a suposição de que Super Mario Bros. é na verdade uma história real e não um jogo, o jogo original da franquia é o único em que Bowser sequestrou Peach “na vida real.” Um usuário do Reddit explica que Super Mario Bros. 2 é na verdade uma sequência de um sonho, e, portanto, não tem “nenhuma influência no mundo ‘real’.” E Super Mario Bros. 3 foi na verdade um jogo que “recontava (com enfeites) os eventos de Super Mario Bros. 1.”

O usuário também conta o seguinte sobre outros jogos da franquia:

    teorias-fas-super-mario_5b
  • Mario World: “Peach finalmente deixa Mario e começa um relacionamento com Bowser, nenhum sequestro realmente acontece.”
  • Super Mario World: “Mario se move rapidamente para um reino nas proximidades e tenta um romance com Daisy”
  • Mario 64: “Peach decide dar a Mario uma última chance reatando sua relação e envia a Mario uma carta pedindo-lhe para vir buscá-la, talvez tenha contado um pouco de mentira sobre o sequestro em seguida porque ela sabia que isto deixaria Mario com raiva.”.
  • Mario Sunshine: “A reconciliação com a Peach não dá certo e ela volta para os braços do Bowser.”
  • Mario Galaxy: “Mario reata sua relação com Rosalina.”.


6. Mario só esteve no Reino do Cogumelo uma única vez – no resto ele apenas sonha com sua história de glória

Super Mario sleeping

Similar à teoria anterior, de que o Bowser sequestrou a Princesa Peach apenas uma vez (em Super Mario Bros.), o mesmo vale para a viagem de Mario para o Reino do Cogumelo. Desde que o jogo original foi o único a “acontecer de verdade”, todas as outras aventuras de Mario sobre resgatar a princesa do Bowser são simplesmente sonhos febris de um pobre encanador que revive seus dias de glória.

A teoria no Reddit vai tão longe, que chega a afirmar que Mario cria em sua cabeça até mesmo spin offs de TV e esquemas de marketing grandiosos para incrementar sua aventura.


7. Donkey Kong é o assassino dos pais de Mario e Luigi

teorias-fas-super-mario_7

Esta teoria é tão cheia de tragédias e intrigas familiares que faria Shakespeare chorar. O usuário do Reddit apresenta esta teoria com extremos detalhes, mas tudo se inicia com a real identidade do personagem principal, o Jumpman que aparece nos jogos Donkey Kong.

teorias-fas-super-mario_7bEis a teoria: Mario ama a Princesa Peach e vive no Reino do Cogumelo, enquanto Jumpman ama sua esposa Pauline e vive na cidade de Nova Iorque, EUA. Muitos pensam que Mario e o Jumpman são a mesma pessoa, mas Mario teria que ter uma grande crise de meia-idade para mudar de um encanador de Nova Iorque para o salvador de um reino mágico em outro lugar. O que explicaria então a semelhança entre eles? Jumpman é então pai de Mario e Luigi. Afinal de contas, a semelhança teria que vir de algum lugar.

Infelizmente, no final de sua história, Jumpman é o antagonista de Donkey Kong e morre quando Donkey Kong Jr. salva seu pai, como podemos ver neste vídeo. Mesmo depois de todas essas décadas de jogo, Mario ainda precisaria se vingar pela morte de seu pai. O criador da teoria então se aprofunda na história no Reddit.


8. Dr. Mario é irmão de Mario e Luigi

teorias-fas-super-mario_8

Mario sempre assumiu diversos pequenos trabalhos ao longo dos anos, mas uma teoria tenta provar que o Doutor Mario na verdade não é o Mario. No jogo Super Smash Bros. isto fica bem evidente.

Um usuário do Reddit, que introduziu esta teoria disse: “Ele tem movimentos semelhantes aos do Mario e do Luigi, e enquanto Luigi é uma versão mais leve e ‘flutuante’ do Mario, o Dr. Mario é uma versão bem diferente. O cabelo do Dr. Mario é diferente do que o do Mario, tem um tom castanho avermelhado quase loiro, diferente do cabelo castanho escuro do encanador. Mario também parece ser mais atlético do que o Dr. Mario, pois é mais rápido e pode repicar nas paredes, enquanto o médico não pode”.

Parece fácil acreditar então que talvez existam vários irmãos Mario, de diversos tamanhos e exercendo as mais variadas profissões por aí. Mais informações sobre esta teoria podem ser encontradas no Reddit.


9. As moedas dos games são na verdade as almas dos inimigos

Prepare-se para a teoria mais sobrenatural que você já viu sobre Super Mario. Segundo ela, cada vez que você acertar, quebrar, queimar ou destruir um objeto ou inimigo e ganhar uma moeda em troca, o que você estará recebendo na verdade é a alma do que destruiu. Um usuário do Reddit escreveu:

O manual de instruções [do Super Mario Bros.] afirma que os habitantes [do Reino Cogumelo] foram transformados em tijolos (sim, exatamente os mesmos que [Mario] destrói durante sua jornada).

Se os tijolos são habitantes [do Reino Cogumelo], e se existem moedas dentro deles, então se está na verdade colhendo as almas dos coitados inocentes?

A teoria entra em grandes detalhes sobre as muitas maneiras diferentes e retorcidas de Mario colher as almas dos mortos. Eu hein!


10. Wario é na verdade um fã doidão do Mario

teorias-fas-super-mario_10a

Wario não é um cara tão ruim. Ele só não sabe como processar todos aqueles sentimentos de respeito e admiração que ele sente por Mario. Algumas evidências da devoção de Wario ao Mario incluem:

  • Mario é dado como alguém incrivelmente famoso. Quando ele encontra os personagens em alguns jogos da franquia eles sempre dizem o quão feliz se sentem em encontrar uma celebridade como ele.
  • A roupa de Wario é a uma espécie de versão superfã e equivalente à de Mario sendo: macacões, luvas brancas, bigode e um boné com um “M” de cabeça para baixo.
  • Wario já atuou em seus próprios jogos no estilo Mario. Ele está praticamente copiando o encanador.
  • Em Super Mario Land 2, Wario vive em um castelo com uma estátua de Mario na frente. Dizem que este lugar seria o próprio castelo de Mario, mas ainda assim, Wario não parece ligar pra isso, pelo contrário aliás. Se isso não é amor, então o que é?

Mais detalhes sobre profunda obsessão de Wario por Mario pode ser encontrada no Reddit.

[Mashable]

Tags:
veja também:
pela web:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!