telegram-messenger_1

Telegram, um aplicativo de mensagens instantâneas para aparelhos Apple e Android, se tornou uma febre no últimos dias, subindo para o 1º lugar no ranking de aplicativos mais baixados na App Store da Apple em mais de 48 países. Só no último domingo (23), o app registrou a marca de 4,9 milhões de downloads, atingindo a marca de cerca de 100 novas contas criadas por segundo. Porque?

Os servidores do WhatsApp registraram uma queda no final de semana, impedindo que seus milhões de usuários trocassem mensagem entre si. As pessoas se habituaram a conversar pelo app, então ao perceberem que ficaram “na mão” com ele, correram buscar uma alternativa, e encontraram o Telegram.

telegram-messenger_4

Baixei o app pra testar e escrevi o que descobri sobre o aplicativo, me baseando não somente em minhas próprias impressões, mas também no que estão dizendo sobre ele por na App Store e Google Play. Veja mais informações a seguir:


PRÓS e CONTRAS

O app é basicamente uma cópia do WhatsApp, tem um layout muito similar e também é fácil de usar, desta forma, qualquer um que quisesse mudar do WhatsApp para o Telegram poderia fazer isso sem notar muita diferença. A estratégia funcionou! Vamos aos prós e contras:

Telegram é gratuito, e sempre será

O WhatsApp te dá a falsa impressão que é um aplicativo gratuito, mas depois do primeiro ano ele passa a cobrar uma assinatura anual de US$ 0.99 para os que quiserem continuar usando. É pouco, mas por quê pagar por um app se existe outro tão bom quanto ele e que ainda é de graça? Se você tem tanto dinheiro que não sabe o que fazer com ele, fique com o WhatsApp. O Telegram é a melhor alternativa ao WhatsApp, porém é gratuito e não exige nenhuma assinatura.


Interface limpa e intuitiva, mas sem contatos favoritos e nada de idioma português por enquanto

Assim como o WhatsApp, o Telegram não tem frescura, mas é ainda mais simples, tem apenas três abas na parte inferior (Contacts, Chats e Settings) contra cinco do WhatsApp (Favoritos, Status, Contatos, Conversas, Ajustes). O Telegram ainda não oferece suporte a contatos favoritos e também ainda não tem suporte ao idioma português. Todavia notei pelas últimas atualizações do app que novos idiomas estão sendo inseridos aos poucos, o último foi o espanhol na última atualização.

telegram-messenger_2


Suporte para emoticons, envio de vídeos e fotos, mas nada de envio de áudio por enquanto

O Telegram também oferece suporte para envio de vídeos e fotos além de contatos, localização entre outras coisas. O bom é que ele não impõe limite de tamanho de arquivo ou de tamanho de mensagem, você pode conversar e enviar arquivos à vontade para o seu amigo. O problema é que ele ainda não oferece suporte a envio de mensagens de áudio, mas isso é um recurso que poderá ser implementado em breve.

telegram-messenger_3


É mais seguro que o WhatsApp

Sua estrutura é baseada em cloud, os dados ficam armazenados em vários servidores. Assim é praticamente impossível que você fique na mão como os milhões de usuários do WhatsApp ficaram no final de semana passado. Além disso, ele é mais seguro que o WhatsApp, pois o WhatsApp tem brechas que podem ser acessadas por outros aplicativos. Nós postamos aqui no blog por exemplo um destes aplicativos que hackeiam o WhatsApp, o StealthGenie, que é capaz de não só espionar como também enviar suas conversas secretas para outros aparelhos que estão te espionando, mesmo que o seu aparelho seja um iPhone. O Telegram tem suporte a conversas secretas, que segundo eles “realmente” são secretas, preservando assim sua privacidade.


Problemas para identificar usuários a partir de sua lista de contatos

Vamos ver honestos, o app é lindo, mas não é perfeito. Grande parte da reclamação dos que baixaram e estão usando o Telegram é o fato dele não reconhecer os contatos da lista de contatos. Pra reconhecer é necessário inserir o código do país (Brasil +55) antes do DDD do número do telefone. Depois de fazer isso o contato aparece na lista, como mágica. Isso, porém, é algo que realmente é “chato”, mas devido à enorme quantidade de pessoas reclamando, existem grandes chances de mudarem isso em uma futura atualização. No quesito integração com os contatos, o WhatsApp leva nota 10 e o Telegram nem leva nota.


Conversas armazenadas nas nuvens

Se você tem um iPhone e um iPad, por exemplo, devido ao fato do Telegram armazenar suas conversas “nas nuvens” é possível acessá-las de outros aparelhos e continuar a conversa por eles.


O MELHOR: NÃO tem relação com o Facebook… por enquanto

Quando ficamos sabendo da compra do WhatsApp por Zuckerberg pela bagatela de US$ 19 bi, muitos que não gostam de ficar batendo papo no Facebook, como eu por exemplo, se perguntaram: E agora? Será que vou ter que ficar oculto o tempo todo no WhatsApp também? Será que “os malas” do Facebook vão ficar me perturbando no WhatsApp? O Telegram representa uma “libertação” para estes usuários. Por enquanto o Zuckerberg não comprou o Telegram, então vamos usá-lo enquanto ele ainda não comprou.

Eu curti e estou usando, confio que em breve ele ficará ainda melhor, assim como o WhatsApp foi ficando com o passar do tempo. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado na App Store e no Google Play.

Tags:
veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!