6 Tecnologias Inclusivas Para Cegos, Surdos e Outras Deficiências

Por: - 27/11/17 às 10:09 am
119 visualizações
Conforto, Higiene e SaúdeTech

Com a evolução da tecnologia tivemos acesso a diversos atalhos, e, todos os dias deparamo-nos com facilidades jamais vistas antes na sociedade.

Com essas grandes inovações vieram também os auxílios sociais, pessoas e aplicativos que se preocupam com a integração de pessoas deficientes no dia a dia. Visando a facilidade na mobilidade e nas atividades de suas rotinas de pessoas surdas, cegas ou com qualquer outra deficiência, que necessitam de tecnologias que envolvem desde aprendizado especializado à Libras.

Confira a seguir alguns aplicativos que mudam vidas e que podem ter um peso social muito significativo:

1. Livox

Um aplicativo feito como uma forma de comunicação alternativa para pessoas com paralisia cerebral. Ajudando também aqueles que apresentam dificuldades com a fala. Tendo sido considerado pela ONU como “o melhor aplicativo de inclusão do mundo”, sendo assim, o app muda a vida de muitas pessoas e traz consigo uma importância social muito forte.


2. CPqD Alcance

Esse aplicativo é voltado para pessoas Deficientes visuais, assim, facilitando o dia a dia daqueles que precisam usar o celular, mas não podem enxergar os ícones e se localizar nas diversas funções do aparelho. Através de um sistema inteligente de voz o app ajuda-os dizendo quais lugares da tela estão tocando e onde podem escutar suas mensagens e fazer ligações, podendo saber até mesmo as horas e quanto resta de bateria no aparelho.


3. Clapp-in

Um app voltado para avaliação de locais de acordo com assistência a pessoas com deficiência física, assim, sendo de grande ajuda ao meio social, já que nos traz uma conscientização sobre como deve ser o atendimento e a estrutura, seja de restaurantes até museus e outros estabelecimentos.


4. DD Reader

É um aplicativo gratuito voltado a leitura de livros digitais, assim sendo de grande ajuda para deficientes visuais, podendo ser escutado em forma de áudio livro a qualquer momento de fácil rápida e prática. O app traz consigo uma importância cultural e social muito importante, facilitando o acesso dessas pessoas a cultura e a um mundo extremamente rico.


5. Aramumo

Este que é um app criado por dois estudantes do instituto da tecnologia aeronáutica, sendo um jogo totalmente educativo e interativo, voltado para crianças com dislexia e que apresentem dificuldades no aprendizado. Jogos tem sido uma ótima forma de ajudar diversas pessoas, criando estímulos que as façam aprender e ter novas experiências.

O game em questão é composto por palavras cruzadas onde o jogador deve interagir clicando em bolhas que aparecem na tela, apresentando sílabas, de forma que ao final forme as palavras em questão.


6. Academia de Libras – Curso de Libras

Nos últimos anos ocorreu uma crescente busca pelo conhecimento de Libras (língua de sinais) no país. Professores e profissionais da saúde e atendimento ao público são os que mais buscam esse conhecimento. Em 2017 a Academia de Libras lançou um curso de libras online voltado para ensinar esse conhecimento à distância, através de uma metodologia própria, para quem busca um curso para aprender Libras de forma rápida.


Conclusão

Todos somos dependentes da tecnologia na atualidade, mas devemos sempre usa-la de forma que atenda ao bem estar comum, por isso, aplicativos, cursos e aparelhos que forneçam amparo a pessoas que apresentam deficiência são tão importantes, devemos nos esforçar para facilitar a vida das pessoas, fazendo o máximo de esforço para atender às necessidades do nosso meio social.

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link