7 Superpoderes que o Capitão América Tem e Você Não Sabia

Por: - 29/04/16 às 01:01 pm
189.763 visualizações
-ListasGeek

poderes_do_capitao_america

Você já assistiu Capitão América do Universo Cinemático da Marvel e se perguntou o que exatamente faz com que ele seja incrível? Ele não é o Homem de Ferro ou o Hulk, ele não é indestrutível ou cheio de armas tecnológicas. Ele não tem os poderes como os do Thor ou do Homem Aranha. Ele é só um cara que luta muito e tem um escudo, certo?

Bom, não realmente, o fato de haver histórias estrelando o Capitão América desde março de 1941, fez com que o Capitão acumulasse um arsenal de superpoderes.

Já que Capitão América: Guerra Civil estreou esta semana, vamos ver o que mais tem por trás do seu escudo de vibranium:


1. Imunidade ao Cansaço

poderes_do_capitao_america_1

Todos sabemos que quando Steve Rogers levou a injeção do Soro do Super Soldado e se tornou o Capitão América, ele ficou maior, mais forte e mais durão. Do nada o Soro tornou o debilitado Steve num ser super-humano. Um dos efeitos colaterais legais do Soro é que ele não simplesmente tornou o soldado Rogers maior e mais forte, mas também ajuda a evitar que o corpo dele fique cansado e desgastado; porque até o mais saudável humano fica cansado de vez em quando. E é aí que vemos como o Capitão América é diferente.

O Soro ajuda o corpo do Capitão a destruir toxinas que induzem ao cansaço e que existem em todos os humanos, e como resultado, o Capitão consegue continuar lutando e lutando até todos os seus inimigos se cansarem. Sem fadiga, o Capitão, além de dominar fisicamente a situação, ele ainda tem a vantagem de fazer isso por horas a fio. Sem a necessidade de descanso, o Capitão América só precisa de uma ou duas horas de sono por semana, o que dá para ele muito mais tempo para coisas como treinar artes marciais, vencer o Falcão em corridas e se atualizar aos tempos modernos.


2. Cura Acelerada

poderes_do_capitao_america_2

Quando você pensa em personagens da Marvel com cura acelerada, os primeiros que vem a mente são Wolverine ou Deadpool. Mas o Capitão América não deixa nada a desejar quando apanha pela equipe e tem que se recuperar. Na verdade, ele consegue se recuperar de ferimentos melhor do que os outros Vingadores.

Com a habilidade de recuperar de ossos quebrados em um dia e se curar de cortes de faca e buracos de bala em questão de horas, o Capitão já teve sua cota de ferimentos apagadas quase instantaneamente. Depois de se recuperar de um pescoço quebrado em só uma semana, nada detem o Capitão por muito tempo, nem mesmo venenos mortais. Depois de tomar o Soro do Super Soldado, o Steve percebeu que ele desenvolveu um sistema imunológico contra todas as doenças da Terra. Ele nunca fica doente e não pode ser simplesmente morto por toxinas e gases venenosos. Assim o Capitão América é completamente imune a varíola, anthrax e HIV, o que não é um truque especialmente útil para divertir outros em festinhas já que ele não vai a muitas de qualquer maneira.


3. O poder de não ficar bêbado

poderes_do_capitao_america_3

Provavelmente um dos superpoderes mais estranhos, e que já foi tratado nos quadrinhos como um truque para divertir outros em festinhas, pode ser usado de maneira inteligente a seu favor.

O metabolismo acelerado processa o alcool muito rápido e isso evita que ele fique bêbado. Essa resistência a intoxicação faz do Capitão um cara difícil de derrubar e a sobriedade que isso trás lhe dá a marca de dignidade que um herói merece. Então ver o Capitão América bêbado seria estranho, ao contrário do Tony Stark que estranharíamos vê-lo completamente sóbrio.


4. Envelhecimento suspenso

poderes_do_capitao_america_4

O Capitão América é geralmente referido como um homem fora do tempo, mas isso não é somente porque ele virou picolé depois da Segunda Guerra Mundial e foi descongelado no presente. Mesmo que você pense que ninguém poderia sobreviver 70 anos congelado, o Capitão América não é simplesmente uma pessoa, então existe um bom motivo do porque ele sobreviveu.

O Soro do Super Soldado era tão poderoso que o envelhecimento de Steve Rogers foi praticamente suspenso depois da injeção. Por causa disso, o envelhecimento do Capitão América é muito mais lento do que qualquer outro humano, e como resultado ele será sempre um homem fora do seu tempo – em todos os tempos – já que ele verá as pessoas que ele ama lentamente envelhecendo e morrendo ao redor dele enquanto ele continua jovem. E este fato foi o que lhe manteve vivo todo aquele tempo em que ele esteve congelado. Com a regeneração constante das sua células, o corpo do Capitão América não envelhece como o de todo mundo, em vez disso continua sempre no seu auge – e ninguém pode fazer nada a respeito.

O envelhecimento suspenso já foi observado em vários animais na natureza e a ciência chama isso de Senescência Mínima. Interessante e contraditório é que um dos animais que a ciência observou como praticamente imortal é a Hidra (sinto muito Cap).



5. Resistência ao Controle Mental

poderes_do_capitao_america_5

Hipnose (e gorilas, mas isso fica para outra hora) já foi algo importante em algum ponto nas histórias em quadrinhos, porque havia um tempo em que uma simples cena de hipnose era tudo o que se precisava para um vilão conseguir o que ele queria de um herói. Para a sorte do Capitão América, ele é resistente à hipnose, outro estranho e bem conveniente efeito colateral do Soro do Super Soldado.

Essa resistência é resultado da habilidade do Capitão de nunca perder o foco, o que também é o porque de nenhum gás ou químico conseguir afetá-lo. Muito conveniente quando se está entre vilões que usam lavagem cerebral para conseguir o que querem – O Capitão América nunca teria o mesmo destino que o Gavião Arqueiro nas mãos de Loki durante o filme Os Vingadores. O poder de nunca perder o foco é uma das pequenas coisas que dão a ele uma vantagem intelectual que complementa as suas habilidades físicas.


6. Inteligência aumentada

poderes_do_capitao_america_6

O corpo de Steve Rogers não foi a única coisa que foi melhorada quando ele se tornou um Super Soldado. A capacidade intelectual do seu cérebro também aumentou em escala quando ele se tornou o Capitão América. Com a capacidade de calcular riscos e tomar decisões que podem salvar vidas em frações de segundo, a inteligência do Capitão América é provavelmente o seu superpoder menos notado. Se ele não fosse super forte, durão e bonitão, as pessoas falariam sobre sua habilidade de analisar perigos e rapidamente tomar uma atitude em quanto lida com as ameaças em tempo real.

Além disso, o Capitão América tem uma memória perfeita, o que é excelente para táticas militares tais como falar vários idiomas, espionagem, e raciocínio. Ele consegue fazer tudo isso, e este é o porquê dele ser considerado um dos grandes estrategistas dos quadrinhos (da Marvel). Talvez haja outros super-heróis no Universo Marvel que possam ganhar dele em uma briga, mas quando a questão é planejamento e adaptação, não tem quem ganhe dele.

Basicamente ele consegue ver as coisas à frente de nós, metaforicamente e literalmente.


7. Visão melhorada

poderes_do_capitao_america_7

Enquanto todos os outros sentidos de Steve Rogers foram melhorados quando ele se tornou o Capitão América, o mais útil (e deixado de lado nas conversas sobre ele) é a sua visão. Mesmo que a audição e a percepção das coisas mais do que qualquer outro humano certamente tem suas vantagens no campo de batalha, a visão do Capitão América é um trunfo quando está se aproximando dos inimigos.

Ele consegue ver mais rápido do que qualquer outro humano, o que não é só uma questão de ver bem de longe, mas a habilidade de processar de maneira mais rápida o estímulo visual. Isso permite que ele capte e processe informação útil – em especial coisas que seriam mais difíceis para um humano normal perceber – e entender o que ela significa e como ele vai lidar com a informação. É como ter o poder da visão aumentada do traje do Homem de Ferro e o Jarvis para ajudá-lo a tomar uma decisão. A diferença é que a visão e a mente do Capitão América não correm o perigo de ficar sem bateria.

Postado por Celso de Sá, produtor do canal INESPERADO.

[screen rant]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!