5 Maneiras De Lidar Com Problemas De Velocidade De Internet

Por: - 03/08/17 às 11:53 am
700 visualizações
-ListasInternetTech

Às vezes, uma Internet lenta pode significar a simples maneira que o universo encontrou para te dizer: vá brincar lá fora – mas na maioria das vezes temos a sensação que não passa de uma conspiração criada para destruir sua produtividade ou seus momentos de diversão. Acontece com você com frequência? Acredite, você não está só. Reunimos nesta lista algumas dicas sobre como lidar com problemas de lentidão na sua conexão com a internet, e algumas dicas poderão até resolver estes problemas. Veja a seguir:


1. Teste a velocidade de sua internet

Tenha em mente que você raramente alcançará a velocidade máxima disponível em sua conexão, e você precisa ter expectativas realistas sobre a velocidade que ela realmente tem. É preciso ter em mente também que muitas operadoras retardam sua velocidade de conexão depois que você usou uma certa quantia mensal de largura de banda.

De acordo com uma resolução recente da Anatel, os provedores de internet são obrigados a entregar pelo menos 80% da internet nominal contratada. Se você contratou uma internet de 10 MBps, mas você nunca fica acima de 8MBps, talvez seja hora de reclamar com seu provedor. Mas antes de entrar em contato com eles é necessário ter certeza sobre a velocidade de sua internet. Existem muitos sites que oferecem serviço de medição, mas o que indicamos e que achamos mais confiável é o SpeedTest. Para descobrir então como anda sua internet, basta fazer um teste de velocidade no site deles.


2. Verifique o status de seu hardware

A primeira regra básica que todo aspirante a internauta precisa saber antes de reclamar com o provedor é: reinicie seu modem e roteador (isto é, desligue-os e ligue novamente depois de pelo menos 10 segundos) e veja se isso resolve. Mesmo que você tenha certeza absoluta que o problema não é este, acredite, eles vão pedir para você fazer isso.

Verifique também se os outros computadores de sua casa estão acessando a internet lentamente – se o problema só acontece em seu computador, o problema é na sua máquina, e não no seu roteador ou modem.


3. Sinal de Wi-Fi fraco pode ser o vilão

Se você estiver usando Wi-Fi, você talvez se surpreenda ao descobrir que seu roteador e a velocidade de sua internet não são os vilões, mas sim o sinal do seu Wi-Fi. Se seu computador estiver muito afastado do roteador e o sinal Wi-Fi estiver muito fraco, ele pode interferir na velocidade de sua internet. Nesse caso, talvez seja necessário reposicionar seu computador, ajustar ou talvez até substituir seu roteador por outro mais potente, com sinal de longo alcance.


4. Desligue ou suspenda softwares que consomem recursos de sua internet

Se o seu hardware estiver OK, então o problema pode ser software. Programas podem estar comprometendo a velocidade de sua conexão sem que você saiba disso. Por exemplo, se você estiver baixando arquivos com o BitTorrent enquanto navega pela web, obviamente a conexão ficará mais lenta. Não está com pressa para baixar o arquivo? Pause o download, encerre o software e verifique depois de alguns segundos se a velocidade normalizou.

Outros que ultimamente vem comprometendo a velocidade de internet são softwares de armazenamento em nuvem, como o Google Drive, OneDrive, DropBox, MEGA, etc. Alguns destes softwares são configurados para serem inicializados juntamente com o sistema operacional e enviam ou baixam arquivos automaticamente. Para pausar a sincronização ou fechá-los, localize-os na área de ícones próximo ao relógio do seu computador. Clique com o botão direito do mouse em cima do ícone do software e pause-os ou feche-os.

Para tornar a navegação em alguns sites mais rápida, você também pode instalar extensões como o AdBlock Plus ou o FlashBlock, que bloqueiam a maioria dos anúncios, animações e vídeos presentes nos sites e que, para serem exibidos, podem consumir muitos recursos de sua conexão. Eles não resolverão “todos” os seus problemas, mas podem pelo menos amenizá-los, tornando conexões lentas mais eficientes.


5. Configure um navegador secundário só para conexões lentas

A resolução de problemas de internet lenta pode demorar um pouco e, enquanto isso, você talvez precise navegar com urgência. Ou talvez você esteja em um café ou em um avião, e não há nada que você possa fazer para melhorar a velocidade lenta de sua conexão. Nesse caso, é hora de otimizar sua web preparando-a para uma conexão mais lenta.

Use versões mobile ou em HTML básico de seus sites favoritos, desative imagens e use recursos como o Opera Turbo, por exemplo. Na verdade, recomendamos configurar um navegador secundário em seu computador para tal situação. Acredite, isto pode realmente fazer a diferença caso você precise visitar sites utilizando conexões lentas.


Publicidade


veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link