Depois de apresentar ao mundo sua coleção de robôs animais que apresentamos aqui em 2009, a multinacional de equipamentos pneumáticos Festo revelou essa semana mais um animal robô de sua coleção. Desta vez uma gaivota robótica que pesa apenas 450 gramas e tem 1,96 metros de envergadura. E ela voa de verdade? Yes! Veja a seguir mais detalhes e um vídeo com uma demonstração de vôo da gaivota.


Apelidado de SmartBird, o robô ‘ultraleve’ foi inspirado nas gaivotas e pode decolar, voar e pousar sozinha, sem a ajuda de humanos ou outros objetos externos. Para criar o SmartBird a empresa afirmou que teve antes que conseguir decifrar toda a engenharia por trás dos vôos dos pássaros. As asas do robô não só batem para cima e para baixo, elas funcionam da mesma forma que as dos pássaros de verdade. Para reproduzirem o mesmo movimento os engenheiros da empresa colocaram um mecanismo de alavanca que alteram o grau de deformação da asa torcendo-as em ângulos específicos ao longo de seu comprimento, da mesma forma que um pássaro real faz.

O controle direcional do pássaro é feito através de movimentos da cabeça e do tronco do robô, que é sincronizado por meio de dois motores elétricos. Tal como acontece com um pássaro real, a cauda do SmartBird não está ali apenas para enfeite, ela é responsável pela sustentação e pelo controle da altura do robô.

O pássaro é recheado com baterias, pequenos motores e sistemas eletrônicos de recepção e transmissão de rádio utilizados para controlá-lo. Uma coisa é certa: O resultado é impressionante! Seus movimentos são tão reais que qualquer um pensaria que se trata de um pássaro de verdade! O SmartBird é apenas mais um notável experimento criado pela empresa.

[Via Geeky-Gadgets]

Tags:
veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link