sets-de-filmagem_hobbiton

Se você for um daqueles fãs de cinema curiosos que muitas vezes se pergunta “Onde será que eles filmaram isso?”, ou apenas mais alguém que gostaria de conhecer alguns destes locais e sets de filmagem de seus filmes favoritos um dia, esta lista que preparamos a seguir vai facilitar um pouco seus planos. São 20 sets e locais usados pela sétima arte, muitos deles abandonados, que podem ser visitados por qualquer pessoa. Veja a seguir:


1. A Hora Mais Escura (2012)

sets-de-filmagem_1
O Blue Cloud Movie Ranch já foi usado na verdade por vários filmes. Está localizado no meio do deserto em Santa Clarita, na Califórnia, EUA.


2. Piratas do Caribe (2003)

sets-de-filmagem_2
A atração Wallilabou Anchorage é bem visitada na Disney. O barco utilizado no filme está lá. A atração está aberta ao público que visita o parque.


3. O Patriota (2000)

sets-de-filmagem_3
O cenário de uma das cenas do filme se encontra em Cypress Gardens, Carolina do Sul, EUA. O cenário foi construído para o filme, mas foi abandonado logo após o término das filmagens.


4. Três Homens em Conflito (1966)

sets-de-filmagem_4
Você talvez se lembre desta pequena cidade na fronteira do oeste na Espanha como cenário do filme Três Homens em Conflito, mas ela já foi usada por mais de 200 filmes de faroeste enquanto eles ainda estavam em alta. O local foi abandonado após a queda da popularidade dos filmes deste gênero, mas pode ser visitado por qualquer um ainda hoje em dia.


5. O Fugitivo (1993)

sets-de-filmagem_5
O Fugitivo foi sem dúvida um dos melhores filmes da década de 90. Caso não teve a oportunidade de assistir, ainda é possível ver os destroços do ônibus de prisioneiros nas laterais da estrada onde a cena foi gravada, em Dillsboro, na Carolina do Norte, EUA.


6. O Segredo do Abismo (1989)

sets-de-filmagem_6
Restos da Usina Nuclear Cherokee inacabada em Gaffney, na Carolina do Sul, EUA, foram usadas para a maioria das cenas subaquáticas do filme O Segredo do Abismo. Eles preencheram as estruturas maciças com água para simular um oceano. A melhor parte é que o local permanece intacto até hoje e os fãs podem visitá-lo e tirar fotos.


7. Star Wars

sets-de-filmagem_7
Tatooine é um planeta deserto fictício que serve como cenário para muitas cenas dos filmes da saga Star Wars. O cenário aparece em quase todos os filmes, exceto no Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980). Mas não se engane, Tatooine nada mais é que um set de filmagem localizado nos vastos desertos da Tunísia e Marrocos que você pode visitar, isto se você conseguir suportar o sol impiedoso da região.


8. A Lista de Schindler (1993)

sets-de-filmagem_8
A réplica das ruínas do Campo de Trabalhos forçados de Plaszow pode parecer tão assustadora e terrível quanto o campo real, mas na realidade é apenas um cenário bem feito e ainda atualmente está aberto para visitação. Fica em Cracóvia, na Polônia.


9. Popeye (1980)

sets-de-filmagem_9
O filme que apresentou Robin Williams para muitos de seus fãs, Popeye, foi filmado em um pequeno vilarejo colorido em Malta, que foi construído especificamente para o filme. Depois que o filme terminou os produtores perceberam que seria mais barato deixar o vilarejo do jeito que estava do que derrubá-lo.


10. Looper: Assassinos do Futuro (2012)

sets-de-filmagem_10
Esta lanchonete encontrada no meio de um campo perto de Napoleonville, em Louisiana, EUA, foi o local onde o velho Joe (Bruce Willis) encontrou a versão mais jovem de si mesmo (Joseph Gordon-Levitt). Infelizmente está em mau estado de conservação atualmente, visto que foi abandonado desde que o filme foi concluído.



11. Homem de Ferro (2008)

sets-de-filmagem_11
Partes do cenário do filme podem ser encontrados no Blue Cloud Movie Ranch, na Califórnia. Entre outros filmes, este conjunto é conhecido principalmente por ser usado nas cenas do filme Homem de Ferro de 2008.


12. Jogos Vorazes (2012)

sets-de-filmagem_12
As favelas do Distrito 12 deste filme foi em 1920 um vilarejo de uma comunidade têxtil localizada em Henry River Mill, na Carolina do Norte, EUA. Foi usado como cenário pelo filme e abandonado logo após o término.


13. O Senhor dos Anéis e O Hobbit

sets-de-filmagem_13
Se quiser conhecer um pedaço real da Terra-média você poderá fazer isso visitando o vilarejo “Hobbiton”, situado perto de Matamata, em uma Ilha do Norte da Nova Zelândia. Por lá você também poderá conhecer os locais onde a trilogia de O Senhor dos Anéis e O Hobbit foram filmados através de um fascinante passeio guiado de duas horas.


14. João e Maria: Caçadores de Bruxas (2013)

sets-de-filmagem_14
Apesar do filme ter sido violentamente criticado por críticos e fãs, o belo conjunto artístico usado para retratar a cidade medieval alemã foi abandonado após as filmagens, mas ainda está em ótimo estado de conservação e você pode visitá-lo em uma floresta nos arredores de Berlim, na Alemanha.


15. Campo dos Sonhos (1989)

sets-de-filmagem_15
O “campo dos sonhos” é também uma atração turística construída originalmente para o filme que leva o mesmo nome. Fica em Dubuque County, Iowa, perto de Dyersville, nos EUA. O estúdio construiu o campo de beisebol em duas fazendas, a algumas milhas fora de Dyersville. Hoje em dia pode não parecer tão extravagante como já foi, mas você ainda pode visitar e apreciar a paisagem abandonada.


16. Os Irmãos Cara de Pau (1980)

sets-de-filmagem_16
O pequeno shopping Dixie Square Mall, em Harvey, Illinois, EUA, já era abandonado quando foi usado para filmar a cena clássica de perseguição do filme Irmãos Cara de Pau, e ainda está abandonado até hoje. O cenário continua intacto como no filme.


17. Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003)

sets-de-filmagem_17
Fãs hard-core de Tim Burton provavelmente já sabem disso, mas para o resto de nós, a boa notícia é que a pequena cidade assombrada de “Spectre” permanece abandonada em Montgomery, no Alabama, EUA, esperando para se sentir viva novamente.


18. Batman (1989)

sets-de-filmagem_18
Apesar de muitos dos fãs de Batman terem pensado que a cidade de Gotham original era na verdade um estúdio em Hollywood, o filme de 1989 foi rodado em Buckinghamshire, na Inglaterra (que agora parece uma ruína bombardeada pelo tempo). Aqueles que tiveram a sorte de visitar o set há alguns anos, logo após o filme ter sido rodado, viu o Banco de Gotham e vários outros edifícios do filme de perto.


19. Asterix & Obelix: Missão Cleópatra (2002)

sets-de-filmagem_19
Lembra-se daquela estátua grandiosa de uma egípcia usada neste filme? Bem, hoje em dia ela é um enorme pedaço de cenário abandonado que pode ser encontrado em Ouarzazate, no Marrocos.


20. Anna e o Rei (1999)

sets-de-filmagem_20
O governo da Malásia foi esperto o suficiente por transformar locais deste filme em atrações turísticas. A mais espetacular delas era o “Summer Palace” do rei, construído na área de um resort em Pantai Kok, com 675 metros quadrados. Foram necessários mais de 100 trabalhadores locais e seis semanas para ser construído. Em abril de 2000, o palácio foi aberto como um pequeno museu, contendo trajes e outros objetos do filme e oferecendo aos visitantes performances tradicionais da cultura tailandesa e exibições diárias do filme. No entanto, o local foi fechado três anos mais tarde e agora está abandonado e cercado por arame farpado.

[L25]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!