Se você vive em uma cidade grande e já até tentou, mas definitivamente não consegue trocar sua bike por um carro, então você sabe muito bem dos riscos que corre todos os dias. Digo riscos não por você, mas sim pelos motoristas que não respeitam os ciclistas. Dificilmente encontramos no mercado algum produto bacana destinado a garantir a segurança dos ciclistas, o último que conhecemos aqui, o capacete invisível, era apenas um conceito.

Hoje conheceremos um produto real que pode ser muito útil para ciclistas vítimas de acidentes no trânsito, um sensor chamado ICEdot. O ICEdot vem com um app que deve ser instalado no smartphone do ciclista. Ao ser colocado no capacete o sensor passa a monitorar os movimentos da cabeça do ciclistas.

Mas como ele funciona? O ICEdot é um sensor de movimentos, assim que percebe algum movimento brusco (o que acontece em caso de acidentes), ele se conecta ao smartphone do ciclista através de bluetooth, o smartphone então dispara um alarme audível e exibe um cronômetro com uma contagem regressiva de 30 segundos. Caso o ciclista não desligue o alarme dentro deste tempo o smartphone liga para um número de emergência, pré programado pelo próprio usuário, informando sobre o acidente.

O legal é que ele ainda é capaz de informar a localização exata da vítima via GPS bem como o quão grande foi a intensidade do acidente. O aparelho já existe e funciona, o único problema é que o fabricante ainda não definiu uma data para lançamento. O preço estimado do sensor + app será de US$ 200, preço que na minha opinião parece justo considerando o benefício que ele traz.

[Página do Produto | Via]

Tags:
veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link