Este é o GroundBot, um robô em forma de esfera que poderá substituir os vigilantes do futuro. O GroundBot foi criado pela empresa sueca Rotundus e foi feito para auxiliar no monitoramento de locais que precisam de vigilância constante. A pequena esfera de 61 cm de diâmetro é movida por controle remoto e é resistente a qualquer condição climática, podendo enfrentar lama, areia, neve, etc. Veja mais informações e um vídeo a seguir:

O robô possui um par de câmeras que transmite as imagens de praticamente todos os ângulos para seu operador, além de ter pneus que encaram qualquer tipo de terreno.

Por enquanto a esfera de vigilância está sendo testada pelo exército sueco em aeroportos e portos e outras áreas que precisam deste tipo de vigilância. Obviamente o sistema também poderá ter outras aplicações como o mapeamento urbano, a exploração de áreas e até mesmo no pós-guerra, em operações de busca e salvamento.

Se reparou no título deste post, para nossa sorte as coisas não são bem assim e por mais que a tecnologia avance, quase sempre é necessário o homem dar suporte à tecnologia para que a tecnologia ajude o homem.

[Via technabob]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link