Nós já conhecemos alguns robôs que cuidam da limpeza de casa aqui no blog, como aquele da Samsung que guarda a sujeira em um compartimento e até mesmo o Skimmer, aquele que limpa piscinas usando energia solar. Hoje vamos conhecer um robô que foi apresentado na feira CES 2012, ele faz o que até então nenhum robô fazia: limpa janelas.

O Winbot da Ecovacs é um robô que trabalha na vertical, mas para realizar sua tarefa ele precisa se dividir em dois, um para cada lado da janela. Ambos se mantém praticamente o tempo todo juntos através de ímãs poderosos, enquanto o vidro fica no meio do dois, como um sanduíche.

A limpeza é feita através de panos de limpeza especiais desenvolvidos pela 3M que são presos a ele. Não se sabe o quão eficiente ele é, ou quanta sujeira ele é capaz de armazenar, mas pelo menos faz o que muita gente não gosta muito de fazer, percorre por todos os pontos de uma janela em busca de sujeira recolhendo-a, e o melhor, dos dois lados simultaneamente.

Solte um brinquedinho destes em um prédio espelhado e voilá, em poucas horas você verá suas janelas limpas, desde que não exista nenhum obstáculo entre eles. O único porém é que dependendo da posição em que desejar colocar ele você precisará da ajuda de alguém do outro lado da janela para te auxiliar prendendo um ao outro.

O Winbot está atualmente disponível somente na China e Europa, mas o representante da empresa afirmou que o venderá nas Américas neste ano de 2012. Seu preço? US$ 399.

[Via OhGizmo]

Tags:
veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link