A JP Tech, distribuidora oficial da Thrustmaster no Brasil, entrou em contato conosco e nos deu uma missão, testar um controle para Xbox 360 estilo cockpit modelo Ferrari Vibration GT Cockpit 458 Italia Edition – acessório este que é oficialmente licenciado pela Ferrari. Nós aceitamos, e colocamos o controle “pra ralar”, confira o vídeo oficial de apresentação da Thrustmaster e o resultado do nosso teste a seguir.

ACESSÓRIO: Ferrari Vibration GT Cockpit 458 Italia Edition – FABRICANTE: Thrustmaster
PLATAFORMA: Xbox 360 (também compatível com PC) – FABRICANTE: Microsoft
GAME USADO NO TESTE: Forza Horizon – FABRICANTE: Microsoft


Unboxing

À primeira vista o controle impressiona. A caixa dele é enorme! Colocamos a caixa ao lado do console para terem uma ideia do tamanho. Veja também as imagens do unboxing na galeria a seguir (clique para ampliar).

Dentro da caixa há:

  • 1 x base com pedais
  • 1 x volante
  • 6 x parafusos para travamento do volante na base (+1 para reserva)
  • 1 x chave Allen para fixação dos parafusos

Montagem e Desmontagem

A montagem do controle foi fácil, apenas duas peças completam o conjunto, sendo uma base e o próprio volante, peças estas que se encaixam de forma óbvia uma na outra. Com exceção do peso da base e do volante, acredito que até mesmo uma criança montaria o Cockpit sem dificuldade. Levamos menos de 10 minutos para montar e nem sequer recorremos ao manual.

Uma vez que já sabíamos a ordem da montagem, desmontá-lo foi ainda mais fácil do que a montagem. Vale lembrar que o controle possui ajustes de altura e o braço do volante se recolhe. Portanto para guardá-lo não é necessário desmontá-lo, dá pra recolher o volante reduzindo consideravelmente suas dimensões.


Regulagem e Instalação

O acessório possui diversos pontos de regulagem. Nele é possível regular o comprimento e o ângulo/altura do volante em simples passos, graças a três parafusos manuais que podem ser ajustados com facilidade.

A instalação praticamente não é necessária, o console identificou o Cockpit automaticamente, só tivemos que plugar o jogar. O acessório vem apenas com um cabo USB, ou seja, não requer cabo adicional para alimentação, é alimentado pelo próprio console através do cabo USB. O cabo é enorme, tem aproximadamente 3 m de extensão, então dá pra jogar em ambientes amplos onde o assento fica longe da TV.


Start to Play!

Botões: Em cima do volante existem praticamente os mesmos botões que o controle do Xbox 360 tem, assim conseguimos acessar todas as funções do game direto pelo volante. Iniciar o game através dele foi fácil. Entre os botões há um chamado “Engine Start”, que também funciona como analógico permitindo acessar as opções do menu.

Volante: O volante vibra transmitindo a sensação que estamos com as mãos em um volante de verdade, porém o legal é que ele não fica o tempo todo vibrando, ele vibra somente quando o carro sai do percurso e a estrada fica acidentada ou quando a rotação do motor do carro atinge sua velocidade máxima. Os movimentos do volante são praticamente instantâneos, parece até que ao virarmos o volante do lado de cá estamos na verdade virando o volante lá dentro do jogo.

Pedais: Assim como o volante os pedais também têm um tempo de resposta praticamente instantâneo e sensibilidade espetacular. Em ambos os games que testamos, nas curvas foi necessário tirar o pé do acelerador assim como corredores fazem quando estão pilotando um carro de verdade.


Durabilidade e Acabamento

O Cockpit tem garantia de 1 ano pela empresa JP Tech, mas todo o kit é robusto e resistente, parece ter sido preparado para suportar até mesmo os gamers mais ‘exaltados’, então é um investimento que pode durar por muitos anos.

A estrutura dele é inteiramente feita de metal. Nele é possível ajustar a altura e o ângulo do braço do volante, assim tanto crianças quanto adultos podem jogar nele confortavelmente. Sua superfície possui acabamento em black piano e os logos da Ferrari ficaram em destaque. O volante possui acabamento emborrachado, as borboletas de troca de marchas tem acabamento em alumínio escovado e os pedais são cromados, enfim, o acessório pode deixar qualquer um com os olhos brilhando, seja ele apaixonado por jogos de corrida ou não.


Prós

  • Acabamento impecável inspirado na Ferrari 458
  • Estrutura metálica robusta
  • Diversos modos de ajuste e customização para uma boa ergonomia durante os jogos
  • Precisão e tempo de resposta excelente
  • Não requer alimentação adicional

Contras

  • A base poderia ser um pouco mais pesada: O peso atual da base facilita o transporte quando preciso, mas pode se mexer se o jogador der um tranco razoável no volante.
  • A conexão poderia ser Wifi: Apesar do cabo extenso, uma conexão Wifi ajudaria a proteger o aparelho ou o console caso alguém precisasse passar na frente da TV e viesse a tropeçar no fio enquanto o jogador estivesse jogando. De acordo com a representante da Thrustmaster no Brasil, o uso da conexão wireless não foi autorizado pela Microsoft, portanto a “mancada” é da própria Microsoft e não da fabricante do acessório. Por outro lado, a presença do sistema poderia encarecer o produto e, além disso, seria necessário inserir um sistema de alimentação por baterias nele. O jogador seria obrigado então a pausar o game depois de certo tempo jogando para substituir as baterias, ou para colocá-las para recarregar.

Conclusão

A análise foi realizada em uma locadora especializada em games daqui de Marília/SP. Praticamente todos, tanto clientes como os próprios funcionários ficaram impressionados com o controle, que chama a atenção tanto pelo impacto visual dele quanto pela qualidade dos materiais que é feito e pela diversão que proporciona. Jogamos com ele por 2 horas, mas sinceramente ficaríamos o dia inteiro jogando se pudéssemos. É leve, prático, robusto e “colocou no chinelo” outros volantes que eu já havia experimentado anteriormente. Para os apaixonados por jogos de corrida vale a pena investir no acessório.

O controle custa cerca de R$ 1900 no mercado brasileiro e é distribuído pela distribuidora brasileira JP Tech, mas é possível encontrá-lo à venda nas principais lojas do mercado, confira algumas lojas que vendem ele neste link.

Agradecemos à JP Tech e à Thrustmaster pela oportunidade e principalmente ao pessoal da Casa Mágica dos Games de Marília/SP pela ajuda e colaboração com os testes no acessório.

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!