raio-x-filhotes-animais-barriga

A gestação no reino animal é tão fascinante quanto a gestação humana. Alguns animais colocam ovos, outros têm ninhadas, cada um da sua maneira, mas todos provam que o milagre da vida é incrível. Basta observar estes raios-x de fêmeas esperando seus filhotes, dos domésticos gatos e cachorros ao exótico macaco Langur, eles nos dão um vislumbre de como a gestação do animal é diferente das gestações de humanos.

Por exemplo, você sabia que centenas de morcegos fêmeas formam suas próprias colônias maternas quando estão prenhas? Ou que as tartarugas podem produzir ovos de uma sessão de acasalamento que rolou três anos antes? Veja a seguir alguns raios-x curiosos do reino animal e vamos juntos descobrir algumas curiosidades sobre suas gestações que as tornam “únicas”:


1. Tartarugas

Tartarugas fêmeas são capazes de reter esperma nas suas trompas por até três anos, que podem ser utilizados para diferentes ninhadas de ovos. Uma única ninhada de ovos pode inclusive ter vários pais diferentes.

raio-x-filhotes-animais-barriga_1


2. Macaco Langur

O jardim zoológico de Taronga, na Austrália, desenvolveu um programa para criação em cativeiro desta espécie que está em vias de extinção. Seu programa deu certo! Abaixo uma imagem de raio-x de uma fêmea da espécie Langur durante a gestação de seu filhote.

raio-x-filhotes-animais-barriga_2


3. Gatos Domésticos

Gatas podem emprenhar a partir de cerca de 4 meses de idade, caso não tenham sido castradas. Aos 45 dias de sua gestação, os esqueletos dos gatinhos já adquirem este formato da imagem abaixo, grandes e densos o suficiente para aparecerem em imagens de raios-x.

raio-x-filhotes-animais-barriga_3


4. Cobras

Dependendo da espécie, as cobras podem colocar ovos ou dar à luz filhotes vivos, como no exemplo abaixo. Uma serpente-mocassim-cabeça-de-cobre fêmea, por exemplo, pode carregar ninhadas de dois a dez cobras, e pode armazenar esperma por períodos de tempo prolongados. Assim, se o acasalamento ocorre no outono, o esperma será armazenado e a gestação começará somente após a hibernação.

raio-x-filhotes-animais-barriga_4


5. Cachorros

Assim como os humanos, as gestações dos cães duram cerca de três trimestres – porém, cada um com 21 dias de duração. Depois de cerca de 45 dias já é possível identificar através de um raio-x quantos filhotes farão parte da ninhada.

raio-x-filhotes-animais-barriga_5


6. Lagartos de árvores

A maior parte das espécies de lagartos de árvores (Lamprolepis smaragdina), incluindo este abaixo, carregam seus filhotes no ventre. Consegue ver os pequenos filhotes dentro da barriga da mãe?

raio-x-filhotes-animais-barriga_6


7. Morcegos

Os morcegos estão entre os animais reprodutores mais lentos do mundo. As fêmeas produzem apenas um filhote de cada vez e as morcegos fêmeas prenhas podem se agrupar para formar uma grande colônia materna dentro de um grupo principal.

raio-x-filhotes-animais-barriga_7


8. Quivis

As quivis fêmeas (Apteryx) põem seus ovos quando atingem entre 3 a 5 anos de idade. O período de incubação é o maior de todas as aves: 80 dias. Só põem um ovo por ano — que é cinco vezes maior que o ovo de uma galinha — e pesa aproximadamente 1 kg. O ovo chega a ocupar cerca de 20% do corpo da mãe.

raio-x-filhotes-animais-barriga_8


9. Chinchillas

Filhotes de chincillas se desenvolvem tão bem dentro do ventre de suas mães que poucas horas depois que nascem já são capazes de abrir os olhos e começar a andar.

raio-x-filhotes-animais-barriga_9


10. Guaxinins

A gestação dos guaxinins geralmente duram 63 dias, com 4 ou 5 filhotes por ninhada. Os filhotes começam a abrir os olhos cerca de 3 semanas após o nascimento.

raio-x-filhotes-animais-barriga_10


11. Porquinhos-da-índia

Porquinhos-da-índia fêmeas tornam-se sexualmente maduras aos 2 meses de idade. Elas vivem de quatro a oito anos e podem reproduzir-se ao longo de todo o ano, gerando dois a seis filhotes por ninhada. Para o primeiro acasalamento, recomenda-se que as fêmeas tenham entre três a sete meses (jamais depois de sete meses). O período de gestação é de 59 a 72 dias, sendo a média de 62 dias. O tamanho dos filhotes, ao nascer, é de cerca de 7,62 cm.

raio-x-filhotes-animais-barriga_11


12. Cervos Muntiacus

A gestação dura cerca de 230 dias e as fêmeas já podem se reproduzir novamente alguns dias após o nascimento, o que ajuda a manter a sua espécie com um nível populacional seguro.

raio-x-filhotes-animais-barriga_12

[demilked]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!