animais-mais-inteligentes-do-mundo

Imagem: Montagem Rock’n Tech/ Telegraph / Getty Images

Todos os seres do reino animal – de formigas a elefantes – tomam decisões instintivas, mas muitos deles continuam nos surpreendendo de tal maneira, que chegamos a pensar que estas habilidades não são apenas fruto do instinto. É óbvio que medir a capacidade intelectual deles é mais complicado do que medir em seres humanos, pois cada um se sai melhor em um quesito, portanto é difícil estabelecer um ranking dos mais inteligentes. Além disso o tamanho do cérebro de cada espécie, a altura, suas capacidades físicas de manipularem objetos e de se comunicarem são bem distintas.

“Cada animal desenvolve sua habilidade cognitiva para fazer aquilo que é necessário para sua sobrevivência”, disse Virginia Morell, autora do livro Animal Wise. Chimpanzés, por exemplo, são capazes de criar ferramentas para caçar. Já os cachorros, não possuem esta habilidade, mas desenvolvem métodos de caça tão brilhantes quanto os deles. Eles são tão bons quanto os chimpanzés, mas de uma outra maneira.

Os humanos têm o péssimo costume de subestimar a inteligência dos animais por compará-los com nossas próprias habilidades. Muitas pessoas acreditam que a comunicação através da fala é a principal característica que nos separa dos outros animais, mas “quanto mais os estudamos, mais fica claro que os papagaios, golfinhos, baleias e elefantes possuem diversos tipos de linguagem que nós humanos não somos capazes de entender,” completa Morell.

A boa notícia é que “nós estamos começando a mudar nosso conceito sobre como os animais pensam e experimentam o mundo”, disse Morrell. “Eles não estão apenas vagando por aí sem sentido. Nós sabemos que eles fazem as coisas com um propósito, eles têm lugares para ir e coisas para fazer, e muitos deles nunca param e descansam como nós. Portanto, nosso senso de superioridade sobre eles é altamente equivocado.”

Reunimos neste artigo 9 exemplos de habilidades surpreendentes de alguns animais que com certeza também farão você mudar seu conceito sobre eles. Confira:


1. Os Chimpanzés são melhores que os humanos em alguns testes de memória


animais-mais-inteligentes-do-mundo_1

O chimpanzé lembra ordem e posição de números de 1 a 9 no display de forma incrível. Imagem: New Scientist/Primate Research Institute of Kyoto University

O primatologista Fras de Waal, da Universidade Emory, EUA, deu ao jovem chimpanzé Ayumu, o título de número 1 em sua lista de “top 10 animais mais espertos”, pois Ayumu supera até mesmo os seres humanos em testes de memória. Ayumu lembra a ordem correta de uma série de números quando estes aparecem de forma aleatória por apenas 210 milissegundos em um monitor touchscreen – esmagando crianças e humanos quando estes realizam a mesma tarefa.

Chimpanzés também são conhecidos por suas habilidades de criar ferramentas (de Waal observou que os chimpanzés até mesmo são capazes de criar lanças a partir de galhos de árvores) e aprender a se comunicar usando a linguagem de sinais.


2. As cabras têm excelente memória de longa duração
animais-mais-inteligentes-do-mundo_2

Cabras se lembram de testes de quebra-cabeça mesmo depois de um longo período. No teste ela puxa uma alavanca (A), levanta a alavanca (B), e pega o “fruto” do seu trabalho (C) Imagem: Briefer et al. / Frontiers in Zoology

Cabras recentemente surpreenderam cientistas resolvendo rapidamente um quebra-cabeça mecânico, composto por uma caixa plástica e um simples teste com uma alavanca, entregando um pedaço de fruta como recompensa quando a alavanca é acionada. Para acionar a alavanca, antes era necessário que a cabra a puxasse para fora e em seguida a levantasse para que então o pedaço de fruta caísse em um compartimento na parte de cima.

Resolver o teste foi fácil, mas o que mais impressionou os pesquisadores é que a cabra se lembrou de como resolver o teste 28 dias depois de resolvê-lo pela primeira vez, sem que eles precisassem ensinar novamente. Achou pouco? Eles repetiram o teste mais tarde, mas desta vez 281 dias depois do primeiro teste, e acredite ou não, a cabra conseguiu acionar a alavanca rapidamente. Isto revela que elas têm “excelente memória de longo prazo”, disse o pesquisador Dr. Elodie Briefer, da Universidade ETH Zurich.

Assista ao vídeo de sua performance neste link.


3. Diante de um problema, os elefantes trabalham em equipe para resolver
animais-mais-inteligentes-do-mundo_3

Dois elefantes trabalham em equipe puxando cordas em um teste simples Imagem: ABC News/YouTube

Os elefantes são animais de grande porte e consequentemente possuem cérebros maiores. Eles são considerados inteligentes por várias razões: entre elas possuem memória impressionante e de longa duração, e ainda são capazes de demonstrar empatia.

De acordo com o pesquisador Joshua Plotnik da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, os elefantes também sabem trabalhar em conjunto para resolver quebra-cabeças. Em um experimento, dois elefantes tiveram que puxar cordas ligadas em ambos os lados de uma mesa segurando duas tigelas de comida. Para puxar a mesa exigia-se cooperação entre os dois, porque só um elefante puxando não seria possível puxar a mesa. Não precisaram ensinar isso a eles, eles simplesmente conseguiram realizar a tarefa juntos.


4. Este papagaio reproduz a voz humana e responde perguntas em testes simples

Sabemos que os papagaios podem reproduzir sons de diversos idiomas, mas alguns ainda conseguem compreender o significado dessas palavras. O exemplo mais impressionante dessa habilidade é Alex, este papagaio cinza Africano do vídeo acima. Alex conhece cores e formas e aprendeu mais de 100 palavras em inglês. Ele foi treinado por Irene Pepperberg, psicóloga nas Universidades Brandeis e Harvard.

Antes do trabalho inovador de Pepperberg com Alex, “os cientistas tinham poucas expectativas de que qualquer pássaro seria capaz aprender a se comunicar com os humanos”, escreveu o New York Times em 2007, após a morte de Alex.

No vídeo acima você pode ouvir Alex respondendo a perguntas diferentes sobre os mesmos objetos, que provam que ele realmente entende cada uma das perguntas, como por exemplo: quantos lados possui um objeto, quantos objetos da mesma cor há na bandeja, etc.


Pág: 1 2ver tudo

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!