dubladores-originais-chaves

Imagem: Divulgação/ SBT

O SBT fez um enorme estardalhaço com o retorno do seriado Chaves em seu canal, com a novidade de apresentarem “episódios inéditos” ou “perdidos” do seriado. O resultado, como já era de se esperar, não agradou os fãs. Ao invés de agradar, deixou os fãs da série revoltados.

Pra começar, o primeiro dos “episódios inéditos” apresentado já havia sido exibido outras vezes no início da série no Brasil, em 1981. Pior do que ter a surpresa desagradável de ver um episódio inédito que NÃO era inédito, foi a decepção que os fãs tiveram com as dublagens produzidas para eles.

O resultado foram bordões clássicos como “ninguém tem paciência comigo” reinterpretados na voz de um Chaves que NÃO era o Chaves que conhecíamos. Na realidade é difícil dizer qual dublagem ficou pior. As piadas eram as mesmas, mas a voz de Seu Madruga, Quico e Sr. Barriga, que também também foram atualizadas, deixaram os fãs desanimados.

O que aconteceu? De quem é a culpa da polêmica troca? A culpa não é só do estúdio Rio Sound, responsável pelas dublagens do seriado. Levantamos a história toda e descobrimos o que aconteceu com cada um dos personagens que tiveram seu dublador substituído no seriado. Veja a seguir:


1. Chaves
dubladores-originais-chaves_1

Imagem: Reprodução/ Publistorm

O dublador original de Roberto Gómez Bolaños (Chaves), Marcelo Gastaldi, faleceu no dia 3 de agosto de 1995, aos 50 anos. Ele caiu na rua em meio aos carros. Na época rolaram até rumores dizendo que ele havia sido atropelado, porém a causa morte se deu devido a uma baixa em seu sistema imunológico, causado pelo agravamento de seu diabetes. Sua família hoje passa por necessidades e briga por direitos autorais de suas dublagens, principalmente em “Chaves”.

A voz de Chaves ficou então com o dublador Daniel Muller. “Pipipipipipipipipipipipipipi”


2. Seu Barriga
dubladores-originais-chaves_2

Imagem: Montagem/ Rock’n Tech

O dublador original de Edgar Vivar (Seu Barriga), Mário Vilela, também faleceu, no dia 1 de dezembro de 2005 devido a complicações relacionadas a diabetes que ele já sofria há algum tempo.

A voz de Seu Barriga ficou então com Gustavo Berriel. “Pague o aluguel!”


3. Quico
dubladores-originais-chaves_3

Imagem: Reprodução/ Publistorm

O dublador original de Carlos Villagrán (Quico), Nelson Machado, recusou a oferta do SBT, achou muito baixa a proposta e talvez tenha se sentido desvalorizado.

O dublador comentou em seu Twitter no início do ano:

O personagem está sendo dublado por Vinícius Souza. “Mamããããããããããããããããe!”


4. Seu Madruga
dubladores-originais-chaves_4

Imagem: Reprodução/ Publistorm

Por último, o dublador original de Ramón Valdés (Seu Madruga), Carlos Seidl, hoje com 65 anos de idade, se recusou a dublar os episódios inéditos do Chaves por também não aceitar a proposta do SBT.

Foi decidido portanto que a dublagem do personagem seria substituída pelo trabalho do dublador Marco Moreira. “Toooooma!”

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!