pneu-esferico-goodyear_1

A Goodyear apresentou ao mundo sua mais nova invenção, pneus em forma de esfera que se movem graças a um sistema parecido com o do personagem BB-8 da franquia Star Wars. A grande sacada desta invenção é que com os novos pneus os carros poderão andar em praticamente qualquer direção.

A empresa apresentou o Eagle-360 no International Motor Show de Genebra, na Suíça, esta semana. Seu invento foi projetado para os carros autônomos do futuro. O pneu esférico se mantém fixo ao veículo através de magnetismo, e é exatamente isso que permite que ele rode em qualquer eixo e em qualquer direção. Veja mais informações e um vídeo liberado pela empresa a seguir:

Batizado pela empresa de Goodyear Eagle-360, o novo pneu será uma das peças chaves entre as tecnologias necessárias para os carros que virão por aí. “O Goodyear Eagle-360 ainda é um pneu conceito, mas poderá fornecer aos carros um melhor desempenho de manobrabilidade, conectividade e biomímica, para aumentar a segurança do usuário final” diz a empresa.

Como ele funciona

pneu-esferico-goodyear_2

O pneu esférico permanece ligado ao veículo através de atração magnética de modo que o veículo possa rodar em qualquer eixo e em qualquer direção. Seria impresso em impressoras 3D, dependendo do tipo de condução planejado. A multi-orientação do pneu devido ao formato esférico permite que o carro se mova em todas as direções, contribuindo para a segurança dos passageiros e pode ajudar em situações onde há limitações de espaço, como estacionamentos apertados ou ruas de cidades.

pneu-esferico-goodyear_4O material impresso imita o padrão do coral do cérebro humano e se comporta como uma esponja natural – desenvolvido para endurecer em condições secas e suavizar quando molhado, oferecendo um excelente desempenho de condução e mais segurança durante aquaplanagens, por exemplo.

Sensores embutidos aumentam ainda mais a segurança, enviando em tempo real as condições da estrada e do clima para o sistema de controle do veículo e para o de outros veículos próximos. Uma tecnologia de monitoramento de pressão dos pneus e controle do estado geral dele regula o desgaste do pneu, alternando sua posição de trabalho para estender seu tempo de vida.

Seu sistema de levitação magnética manteria o veículo sempre suspenso e sem contato físico com os pneus, resultando em uma experiência suave e silenciosa para os passageiros. A empresa espera que, até por volta de 2035, os fabricantes de automóveis estejam vendendo 85 milhões de carros autônomos anualmente, e estes pneus poderão estar presentes nestes projetos.

pneu-esferico-goodyear_3

[DailyMail / Imagens: Goodyear België]

veja também:
pela web:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!