13 jan 2011

Placa de vídeo sem fio? Agora existe!

Por:  às 07:30 am

O avanço da tecnologia nos trouxe muitas comodidades. Uma delas é o extermínio daquele emaranhado enorme de fios em cima da mesa do PC que os teclados e mouses wireless nos proporcionaram. Junto com eles vieram as placas de rede e impressoras wireless, mas ainda tínhamos que engolir o cabo de energia e o cabo do monitor. O cabo de força ainda teremos que engolir por um tempo, mas o cabo de sinal do monitor está com seus dias contados, isto graças à nova placa de vídeo da NVIDIA capaz de enviar o sinal de vídeo do seu PC para o seu monitor sem o uso de fios. Veja mais informações a seguir.

O modelo é a KFA2 GeForce GTX460. Ela é uma placa de video simples, como as demais, porém é a primeira placa de vídeo do mundo a transmitir sinal de video wireless. No lugar da ‘display port’ existem 5 antenas transmissoras. O padrão wireless da placa é o WHDI (wireless home digital interface), capaz de transmitir sinal de vídeo HD com resolução de 1080p sem necessidade de compressão a uma frequência de 60Hz até o receptor que deve ser plugado atrás do monitor.

De acordo com a fabricante, estima-se que o sinal atinja um raio de até 30 metros, mesmo com barreiras, o que parece ser excelente para quem estava acostumado ao limite de 1,5 metros de distância do desktop. A idéia da NVIDIA é transformar qualquer Monitor ou aparelho de TV que também são monitores em media centers através de streaming, mas a idéia de ser capaz de operar seu PC de qualquer lugar da casa é fascinante. Com ela poderemos por exemplo guardar o desktop dentro do guarda roupa e ter apenas o monitor, mouse e teclado em cima da mesa (seria um Mac?), onde estiver, desde que seja próximo à área de alcance do sinal e de um ponto de energia. Dessa forma a mesa e o ambiente ficarão definitivamente limpos e organizados.

A NVIDIA ainda não divulgou informações sobre valores, sabe-se apenas que a KFA2 GeForce GTX460 será vendida primeiramente na europa. Maiores informações no site do produto neste link.

[OhGizmo via Dvice]

Categorias: Hardwares
Tags: 
0
Veja Também:
Pela Web:
Comentários