Um grupo de pesquisadores da universidade de Keio, Japão, desenvolveram um sistema de interação homem-máquina multi perspectivo, que permite que usuários possam “tocar” objetos 3D como se eles fossem reais. Veja mais informações e um vídeo sobre o invento a seguir.

Ao usarem o RePro3D – nome dado pelos pequisadores – os usuários não precisam usar óculos especiais. O aparelho é composto por três elementos: Um ambiente fechado mecanicamente controlado, uma interface tátil e um display 3D. “Para criar o display nós utilizamos materiais com caracteríticas retro-refletivas, que refletem luzes no mesmo ângulo. Com isto o display é capaz de reproduzir diversos tipos de imagens em diferentes posições.”

A interface com o sistema é realizada através de uma câmera infravermelha capaz de reconhecer os movimentos das mãos do usuário. O sistema interpreta os movimentos do usuário e faz com que o personagem 3D interaja com o usuário instantaneamente. Por enquanto, neste protótipo que estão criando é necessário que o usuário utilize um acessório nos dedos que ajuda o sistema a interpretar seus movimentos. Veja detalhes de seu funcionamento no vídeo (em inglês).

“Há diversos personagens interessantes em animações e em games, mas o fato de existirem apenas na tela faz com que os jogadores se sintam sozinhos. Então decidimos construir este display para trazer estes personagens para brincarmos com eles em um mundo 3D real.”

O método usado por eles para a criação das imagens em 3D parece ser novo, mas é ultrapassado. Por este motivo é tão difícil unir com perfeição as posições das imagens 3D com os movimentos dos usuários, mas a impressão que temos é que estamos realmente interagindo com o personagem. Em um futuro próximo eles planejam construir um novo display 3D tátil capaz de expandir o tamanho da imagem para que várias pessoas possam se interagir com o mesmo personagem juntas. Já pensou jogar videogame no futuro com hologramas? Em breve será possível.

[DigiInfo – Via Akihabara]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link