porque-corremos-lentamente-nos-sonhos

Todos nós – que temos saúde para isso – sabemos correr. Você já deve ter feito isso milhares de vezes em sua vida, balançando os braços para trás e para a frente e movimentando as pernas de forma bem rápida. Alguns então, nem preciso dizer, fazem isso há tanto tempo que já se tornaram mestres no assunto.

Mas mesmo depois de tanta experiência em nossa vida, não é a mesma coisa quando estamos em um sonho, correr parece se tornar algo muito complexo. Você sente lento, pesado demais, forçado a tirar seu corpo de dentro uma espécie de areia movediça invisível que prende você, ou seja, nos sonhos parece que estamos correndo sempre em câmera lenta.

Porque isso acontece? Pesquisadores encontraram recentemente a resposta a esta pergunta. veja a seguir:

De uma maneira geral, a maioria de nossos sonhos realmente se passam em câmera lenta, é o que aponta uma pesquisa conduzida por Daniel Erlacher, psicólogo da Universidade de Berna, na Suíça. Ele realizou um experimento para analisar a atividade cerebral de indivíduos durante o sono, para descobrir como nosso cérebro reage a movimentos em um sonho. A grande pergunta é: Se você estiver correndo em seu sonho, isso realmente ativa as partes do cérebro relacionadas aos movimentos de corrida?

A fim de medir a atividade cerebral, ele primeiramente conduziu o experimento em pessoas lúcidas que praticam o ato de “controlar” sua experiência de sonho. Então, quando ele lhes pediu para que completassem uma determinada atividade física simples, os indivíduos levaram 50% mais tempo para fazê-la do que fariam se estivessem acordados. Depois disso, Erlacher analisou também coincidências entre relatos de pessoas que afirmam terem sonhado que estavam correndo lentamente.

Com que frequência sonhamos que estamos correndo em câmera lenta? Ian Wallace, um psicólogo especialista em sonhos, diz que sonhos assim acontecem com muitas pessoas, mas não com todo mundo. “Eu já analisei cerca de 200 mil sonhos e posso afirmar que sonhos com corridas em câmera lenta está na 55º posição entre os sonhos mais comuns”, disse Wallace. “Muitos dizem que já sonharam muitas vezes que estão correndo a uma velocidade normal, ou até mesmo uma velocidade super-rápida, quando então passa a ‘pegar o ritmo’, o que geralmente é um precursor para voarmos em sonhos”, completa.

porque-corremos-lentamente-nos-sonhos_2

Após interpretar milhares de sonhos, Wallace acredita que há uma razão de nos sentirmos em câmera lenta nos sonhos. “Nossas pernas representam a unidade fundamental para ‘seguirmos em frente’ ao longo de nossas vidas, e nossos sonhos muitas vezes são reflexos do que vivemos ou de momentos que estamos passando”, explica ele. “Se você acha que suas pernas estão se movendo lentamente em seus sonhos, pode ser que exista algo que realmente está impedindo que você siga em frente na vida real.”

Segundo Daniel Erlacher, o primeiro pesquisador mencionado neste artigo, é provável que a razão mais comum seja que, embora você não perceba, nossos sonhos se passam de forma muito mais lenta por causa do estado lento de lucidez do nosso cérebro.

[Mashable]

veja também:
  • Sem items.
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!