FATO: Lâmpadas de LEDS são as melhores alternativas quando o assunto é iluminação elétrica. Elas são econômicas, confiáveis, ecologicamente corretas e duram muito mais do que lâmpadas eletrônicas convencionais. Muitos acreditavam realmente que o tempo de vida de lâmpadas assim é incrivelmente maior do que as lâmpadas eletrônicas que existem no mercado, e realmente é, mas este enorme tempo de vida tem sido posto em debate recentemente após aparecerem diversos casos de lâmpadas que não alcançaram o tempo de vida esperado. Onde está o problema? Como resolvê-lo? Parace que alguns pesquisadores descobriram a resposta a estas perguntas.

A resposta é simples, ao ser submetida a um superaquecimento a lâmpada pode ter seu tempo de vida consideravelmente reduzido. De acordo com uma pesquisa realizada por pesquisadores da universidade ‘Lighting Research Center‘, de Nova York, EUA, lâmpadas de LEDs comuns chegam a atingir a temperatura de 85 °C, o que faz com que seu tempo de vida seja de aprox. 10 mil horas. Se a mesma lâmpada atingisse apenas 45 °C, este tempo poderia se extender para até 100 mil horas ou talvez mais.

Baseado nesta pesquisa, um estúdio de design britânico chamado ‘Jake Dyson Products’ acredita ter inventado um modelo de lâmpada capaz de atingir um tempo de vida maior do que estas 100 mil horas. O segredo está em uma tecnologia que atualmente é usada em satélites, que mantêm seus microprocessadores resfriados.

A nova lâmpada é feita para ser usada em mesas e tem o formato de um pequeno guindaste. Foi chamada por eles de CSYS LED task light. Ela possui um tubo no braço horizontal capaz de manter o calor longe dos LEDs dissipando-os através do seu suporte. De acordo com cálculos realizados por eles esta lâmpada pode permanecer ligada por até 160 mil horas, ou seja, cerca de 12 h por dia durante 37 anos. “As chances são que os LEDs durem mais do que o usuário!”, afirma um dos designers do estúdio.

A CSYS LED task light foi exposta no evento ‘London Design Festival’ no início do mês passado. A lâmpada chegará às lojas dos EUA em Maio de 2012 com preço estimado de US$ 925.

[Via Co.Design]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link