Hoje em dia muitos se apegam tanto às redes sociais que elas chegam a afetar os usuários sem que ao menos percebam isso. Quando fazemos um pedido de amizade com alguém no Facebook por exemplo, e este pedido é negado ou ignorado pela outra pessoa, tal situação pode causar danos psicológicos reais a algumas pessoas, é o que aponta um estudo recente realizado por psicólogos de uma Universidade dos EUA. Veja mais informações sobre o estudo a seguir.

Hoje muitos empregadores analisam não só informações e experiências acadêmicas ou profissionais dos candidatos a uma determinada vaga, mas também o comportamento deles em redes sociais. Querendo ou não, o que fazemos nas redes sociais nos expõe e isso pode nos fazer perder oportunidades. Não há dúvidas sobre o quanto as redes sociais influenciam nossas vidas.

Psicólogos da Universidade da Pensilvânia, EUA, afirmam que quando um pedido de amizade do Facebook é recusado, ele pode oferecer um dano emocional real às pessoas, semelhante ao que sentimos quando somos rejeitados por alguém na vida real. O estudo foi realizado com 77 estudantes universitários da mesma Universidade, que tiveram pedidos de amizade e conversas via chat na rede rejeitados sem que soubessem que estavam sendo estudados.

“Se você já se sentiu mal por ter sido ‘ignorado’ no Facebook, você não está sozinho”, disse Joshua Smyth, professor do curso de Saúde Comportamental e Medicina da Universidade da Pensilvânia, EUA. “Sim, o estudo realizado com nossos estudantes comprovam que pessoas podem experimentar reações psicológicas iguais às da vida real quando são rejeitadas no mundo digital, como se estivessem sendo rejeitadas pessoalmente”, completa.

Entre os jovens que participaram da pesquisa, alguns passaram a se ‘distanciar’ e até mesmo a serem mais ‘insensíveis’. Os resultados sugerem que os jovens atualmente não diferenciam as experiências on-line com experiências reais. Muitos ainda projetam o mundo digital da Internet para o mundo real, o que pode ser perigoso. Mas os pesquisadores afirmam que os resultados só foram evidentes em pessoas que cresceram tendo contato diário com o mundo virtual.

E você, já foi rejeitado no Facebook antes? Fique tranquilo, você não está sozinho. Já pensou em frequentar sessões de ajuda em uma “Associação dos Rejeitados ou Ignorados do Facebook”?

[Via Daily Mail]

Tags:
veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link