instrumentos-musicais-diferentes

A música tem um poder tão incrível sobre nós, que chega a até mesmo influenciar nossas atitudes ou pensamentos. Duvida? Assista a um filme ou novela por exemplo, e tente imaginar aquela cena emocionante SEM a música. Como ficaria? Terrível! Elas estão presentes em praticamente todos as áreas que envolvem entretenimento, nos filmes, nos games, nos parques de diversão, teatro etc. O fato é que nós humanos somos fascinados por música e não há ninguém no mundo que não goste de uma boa música, cada um com seu gosto, ou como dizem, cada um no seu quadrado.

Uma coisa é certa, seja qual for o ritmo, as músicas não existiriam sem eles, os instrumentos musicais, e existem centenas ou milhares de instrumentos diferentes no mundo capazes de produzir um bom som. Tentei reunir nesta lista 21 instrumentos musicais que não estamos acostumados a ver por aí, e olha que deu um trabalhão procurar os vídeos e escutá-los antes de postar. O interessante é que algumas músicas produzidas por eles são famosas, e você com certeza já deve ter a escutado em algum lugar mas nunca desconfiou que o instrumento por trás dela era tão estranho, diferente ou fascinante.

Pra quem curte música, recomendo que coloque os fones no ouvido e não apenas conheça, mas “escute” os 21 instrumentos musicais mais estranhos, diferentes e fascinantes que existem:


1. Contrabaixo Balalaika

O contrabaixo balalaica é um instrumento popular russo que foi desenvolvido no final do século 17. Parece estranho, porque diferente de outros instrumentos musicais de cordas, tem um corpo triangular. Pode ser tocado com os dedos ou com palhetas de couro.


2. Stylophone

Inventado em 1967, o Stylophone é um sintetizador analógico que é tocado com uma caneta stylus e que foi introduzido pela primeira vez no mundo artístico profissional por Brian Jarvis.


3. Fotoplayer Americano


O fotoplayer americano foi exibido pela primeira vez em 1912 e criado pela American Fotoplayer Company. Este instrumento é um tipo de piano, só que possui vários instrumentos integrados nele e o efeito final é praticamente de uma banda inteira tocando junto. Ele foi criado especialmente para prover os efeitos sonoros aos filmes mudos do início do século 19.


4. Violão Pikasso

Com seu design criado por Manzer, o violão Pikasso é um instrumento notável que teve seu nome derivado das obras cúbicas artísticas do Pablo Picasso. Este instrumento é basicamente mistura uma harpa com um violão de 4 braços com um total de 42 cordas.


5. Theremin ou eterofone

Originalmente conhecido como “eterofone,” o theremin é um instrumento musical eletrônico que pode ser controlado sem contato físico. O nome foi dado em homenagem ao inventor, o russo Leon Theremin. O instrumento é controlado através de duas antenas de metal sensíveis à posição das mãos do thereminista.


6. Címbalo húngaro

O címbalo húngaro é um instrumento tocado com baquetas que apresenta uma grande caixa trapezoidal com cordas de metal que se estendem por todo seu topo. É muito popular na Hungria e com certeza você já ouviu alguma música tocada com este instrumento, só você talvez não soube ou não percebeu.



7. Harmônica de vidro

A harmônica de vidro, também conhecida no Brasil como “gaita de vidro”, é um instrumento musical constituída por um conjunto de taças de vidro semi-esféricas, de vários tamanhos, parcialmente inseridas uma dentro da outra por ordem de tamanho, de modo a criarem uma escala diatônica. As taças são montadas num eixo, e encontram-se semi-imersas num recipiente com água. Um sistema de pedal aciona o eixo de modo a que as taças girem no eixo. O instrumento é tocado friccionando os dedos em cada uma das taças umedecidas, uma para cada nota.


8. Crwth

Um crwth é um instrumento musical de cordas antigo, que às vezes também é chamado de “crowd.” Acredita-se que este instrumento musical tem sido tocado no país de Gales desde o século 11.


9. Ondas Martenot

O ondas martenot é um instrumento musical eletrônico com teclado, criado em 1928 por Maurice Martenot. É um instrumento musical eletrônico muito antigo, e era originalmente muito semelhante ao teremim. Produz um som ondulante com válvulas termiônicas de frequência oscilatória.


10. Berimbau de boca

O berimbau de boca é um dos instrumentos musicais mais antigos do mundo. Arqueólogos encontraram um exemplar em um sítio arqueológico ao oeste da Ásia, datado do século IV. O instrumento consiste de uma língua flexível de metal ou bambu, ligada a estrutura. Esta língua é posta a boca do músico e dedilhada com os dedos para produzir uma nota.


Pág: 1 2ver tudo

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!