domotica-lares-futuro

Não pense no que você pode fazer pela sua casa, mas sim o que a sua casa pode fazer por você. Algo do tipo pensou Joel Spira, considerado como o inventor da domótica e falecido no dia 8 de Abril. Talvez ainda não encontremos displays interativos como o que vemos na imagem aí de cima, mas os dispositivos e serviços dos lares que existem hoje, ou que estarão disponíveis nos próximos anos, estão cada vez mais automatizados e interconectados, mantendo o objetivo de facilitar nossas vidas.

Apesar de considerar Spira o pai da integração tecnológica do lar, a verdade é que a mesma encontra-se em processo de continua evolução. É por isso que nesse post vamos olhar para o futuro que nos espera e mostrar como serão os lares dentro de alguns anos. Confira:


1. Um guardião para a sua casa

domotica-lares-futuro_1a

Se existe algo que não tem preço é a tranquilidade. E, precisamente, o Leeo Smart Alert Nightlight se encarrega de proporcionar isso atuando como um vigilante em sua casa. Basicamente, esse dispositivo que chegou no mercado no início desse ano, encarrega-se de avisar quando algo não vai bem na sua casa. Por exemplo, quando algum alarme da sua casa é acionado, Leeo é capaz de enviar um SMS ao seu celular e/ou avisar aos serviços de emergência. Além disso também dispõe de um sensor de umidade e temperatura. Com a simples aparência de uma luminária noturna, esse dispositivo com conexão wifi tem a intenção de servir como adaptador para os velhos modelos de alarmes, e também ir melhorando sua funcionalidade através de suas atualizações.

domotica-lares-futuro_1b
domotica-lares-futuro_1c

Via: fastcodesign


2. Não precisaremos mais fazer anotações


domotica-lares-futuro_2a

Inventada pelo jornal americano New York Times, a mesa que vemos nas imagens abaixo é um assistente que você jamais iria querer ver por perto se precisasse ter uma conversa confidencial com alguém. O motivo é sua finalidade, que é a de “anotar” detalhadamente todas as conversas que são realizadas ao seu redor. Listening Table é uma mesa de conferência inteligente desenvolvida pelos NYT Labs, o laboratório de ideias do prestigiado jornal nova-iorquino. Ela foi idealizada com finalidades profissionais, mas a verdade é que a mesa abre um grande leque de possibilidades de uso. Que estudante, por exemplo, não desejaria ter uma dessas em casa, ou levar para a faculdade, para gravar as anotações por eles?

domotica-lares-futuro_2b

Via: gizmodo e fastcodesign



3. Uma geladeira que faz a lista de compra do supermercado por você

domotica-lares-futuro_3a

Já aconteceu com você de ir ao supermercado e não lembrar o que tem e o que não tem na sua geladeira? Comigo sim e, com certeza, também com o Sr. Koo Bom-Moo, CEO da LG. Bom, com certeza a compra de supermercado dele é feita por outra pessoa, mas a companhia sul-coreana idealizou para o resto dos mortais um eletrodoméstico que evita esse tipo de dor de cabeça. A geladeira LG LFX31995ST (de agora em diante “A Geladeira”) integrante da linha Smart Thing da empresa, é capaz de controlar para você o inventário alimentício que você tem dentro dela. Além disso, ela não só está preparada para te indicar a quantidade de ovos ou leite que restam em seu interior como também envia uma fotografia deles pra você pra comprovar. E se ainda acha pouco, ela possui um livro de receitas incorporado que indica o que você pode cozinhar com o que há dentro dela.

domotica-lares-futuro_3b
domotica-lares-futuro_3c

Via: CNET (I, II) efoochannel


4. Aceitaria um “robô” como animal de estimação?

domotica-lares-futuro_4a

Apresentado por Cynthia Breazeal, professora do prestigiado MIT, como “o primeiro robô familiar do mundo”, Jibo é o mais próximo a R2D2 de Star Wars que você poderá ter em um futuro próximo. Com apenas 28 centímetros de altura, esse “animal de estimação” é capaz de contar histórias para as crianças, tirar fotografias quando posar para ele, realizar chamadas por vídeo quando é solicitado, atuar como assistente pessoal, lembrando você de seus compromissos e mostrando vídeos. Tudo isso fazendo uso de uma voz especialmente suave e com movimentos graciosos, mostrando um assombroso nível de interação. Ainda que a princípio seja somente um protótipo, encontra-se em processo de finalização graças ao projeto que ela lançou no Kickstarter. E não pense que somente estará ao alcance dos mais afortunados, espera-se que seu preço de venda seja de algo em torno de 500 dólares.

domotica-lares-futuro_4b
domotica-lares-futuro_4c

Via: whsquill, magementyestrategia e spectrum.iiiie



5. Diga adeus aos seus chaveiros e olá às fechaduras inteligentes!

domotica-lares-futuro_6a

Se o progresso já conseguiu fazer você esquecer das chaves para ligar seu carro, porque não conseguiria fazer o mesmo com a sua casa? Isso é o que busca a Lockitron, a empresa que desenvolveu a Bolt: uma fechadura que conecta-se ao telefone celular e que pode abrir e fechar sua casa unicamente arrastando o dedo pela tela de seu aparelho. Conectada ao mesmo por bluetooth, a fechadura automatizada também tem a capacidade de se abrir sozinha somente notando a sua presença ao seu redor, graças à sua função Sense.

domotica-lares-futuro_6b
domotica-lares-futuro_6c

Via: CNET


Pág: 1 2ver tudo

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!