Todos nós aprendemos quando tiramos habilitação que no veículo existe alguns pontos cegos, a maioria deles estão presentes nos pontos de visão relacionadas aos retrovisores. O resultado disso é um número enorme de acidentes todos os dias graças ao conjunto destes pontos cegos e motociclistas imprudentes.

Dr. Andrew Hicks, um matemático da universidade de Drexel, localizada na Filadélfia, EUA, criou um espelho retrovisor para veículos que promete facilitar a vida de motoristas e evitar certos acidentes relacionados a estes pontos cegos. O espelho é curvo, e oferece uma área incrivelmente maior de visão aos motoristas, a diferença é que este não tem aquela típica distorção presente em espelhos curvos.

Para criar o espelho Andrew apelou para um algorítimo matemático que controlar com precisão e o ângulo da luz refletida no espelho. “Imagine se a superfície do espelho fosse constituída de diversos espelhos menores, cada um em um ângulo diferente, como um globo de discoteca. O algorítimo é um conjunto de cálculos que manipulam a direção de cada um destes mini espelhos ampliando surpreendentemente o ângulo de visão dos motoristas, mas sem distorção”, disse Dr. Andrew Hicks.

Andrew vem tentando vender sua ideia para montadoras, mas nos EUA por exemplo espelhos retrovisores curvos são proibidos do lado dos motoristas, pois a maioria deles não representam a distância real entre o veículo e os objetos. Até provar que seu espelho é seguro vai levar um tempo ainda, portanto dificilmente o veremos por aqui tão cedo. Eu gostei da ideia. Pontos cegos nunca mais!

[Via]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link