Hoje em dia a realidade aumentada tem estado cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. Mas muitos ainda tem dúvida sobre como tal tecnologia poderia ser realmente útil para nós. Quem aí lembra daquele arcade de corrida da Sega chamado Out Run? Se você se lembra, imagine só qual seria o resultado se misturássemos uma máquina daquelas com um veículo funcional de verdade! É exatamente isso que fizeram, turbinaram um veículo parecido com um kart, com o objetivo de se testar uma nova espécie de uso da realidade aumentada. O resultado é facinante! Veja um vídeo e mais informações a seguir.

A única coisa que sobrou do antigo game Out Run foram os gráficos. Enquanto a maioria dos softwares de realidade aumentada levam o mundo digital para o mundo real, este jogo faz o contrário, leva o mundo real e o converte para o mundo digital, ali pra dentro do jogo, tudo em tempo real.

Através do uso de câmeras que são voltadas na frente do veículo, um software especialmente criado para o game detecta em tempo real as curvas do percurso capturadas pelas lentes das câmeras e as “converte” em gráficos virtuais. Pra ser mais claro, imagine o seu carro equipado com um enorme monitor no lugar do pára-brisas e olhe para as estradas enquanto anda com ele por aí, no lugar da paisagem real, tudo o que você veria à sua frente seria o jogo, como se você estivesse dirigindo de verdade porém dentro de um game de corrida.

O veículo atinge somente a velocidade máxima de 21 km/h. Ainda bem, caso contrário poderia ser muito perigoso. Na verdade ele não foi projetado para jogos, mas sim para auxiliar no aprendizado de portadores de deficiência ou para criar cadeiras de rodas equipadas com a tecnologia.

[Via Engadget]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link