Se você é fã dos antigos jogos em 8-bits ou 16-bits vai no mínimo achar interessante esta novidade. Um grupo de programadores estão desenvolvendo um algoritmo capaz de “despixelizar” os gráficos dos clássicos games de 8 e 16-bits, transformando os “quadradinhos” das silhuetas dos personagens e cenários dos jogos em curvas suaves instantaneamente. Veja mais exemplos a seguir.


Quem é designer ou já trabalhou com programas gráficos como Illustrator ou Corel por exemplo sabe que é possível fazer isso com facilidade através de funções específicas dos programas. Este algoritmo que estão desenvolvendo é capaz de fazer algo muito similar do que estes programas gráficos fazem, só que em uma velocidade espantosa. Para exemplificar vamos usar o personagem Mario, os fãs do bigodudo sabem muito bem o quanto cada pixel é super importante. Um pixel que o herói se movimenta na beira de um precipício pode fazer toda a diferença. Além de converter os gráficos em curvas, o algoritmo é capaz de manter estas características, portanto com ele os desafios que os jogadores estão acostumados a lidar em cada fase permanecem os mesmos. Uma grande dificuldade dos antigos gráficos em 8-bits é a representação de imagens curvas. Em baixa resolução criar uma curva utilizando quadrados sempre foi um desafio, mas este algoritmo é capaz de interpretar estas curvas transformando-as em curvas perfeitas.

É uma grande novidade principalmente para os fanáticos por games antigos, agora poderão experimentar o que eles sempre gostaram só que de uma forma totalmente nova. Parece algo complexo, mas de acordo com os programadores que o estão desenvolvendo não será difícil presenciaremos em breve emuladores ou mesmo os consoles atuais que conhecemos utilizando esta tecnologia ao rodar jogos antigos. Veja a seguir mais exemplos com imagens de personagens clássicos despixelizados por esta técnica.


[Via DVICE]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link