wii-u-e3-games_5

Há um tempo atrás aqui no blog postei uma matéria mostrando alguns pontos que nos mostravam que a E3 poderia ser ruim para o mundo dos games, e infelizmente mais do que aquilo que eu temia acabou se tornando realidade. O foco principal da feira sem dúvida foi a disputa entre as gigantes Sony e Microsoft onde, como percebemos pela matéria do Vinicius, a Sony e seu PS4 praticamente saíram vencedores, deixando o Xbox One como um mero figurante no grande show.

Mas quando pensamos um pouco mais à frente, devemos considerar algo que não foi dito em lugar nenhum, se realmente o PS4 disparar em vendas e acabar engolindo a concorrência, será que não usarão isso para se aproveitar dos consumidores? Não se esqueça que a falta de concorrência em qualquer mercado torna tudo mais caro, e exclusivo. Porém, colocando de lado essas disputas de cachorro grande, temos ao fundo um personagem que foi ofuscado pelo brilho dos principais, o Wii U.

wii-u-e3-games

Por favor não atirem pedras, não vim aqui pra dizer que o Wii U é o melhor entre todos os consoles, só achei que deveria mostrar um lado desta infindável guerra dos consoles que passou despercebido. Vamos voltar um pouco no tempo, durante o lançamento dos consoles da 7ª geração, o PS3 o Xbox 360 e o Nintendo Wii, a maioria de nós gamers apostamos nossas fichas no PS3, o tempo passou e todos ficaram de queixo caído quando perceberam que o vencedor dessa guerra foi o Nintendo Wii.

Sim, o Nintendo Wii foi indiscutivelmente o console mais vendido até o ano passado! No ano de 2009 por exemplo, O Wii teve mais de 70 milhões de unidades vendidas, enquanto seus concorrentes não chegaram à casa dos 40 milhões. Mas essas foram águas passadas, e mesmo a Nintendo chegando primeiro na corrida da 8ª geração com o Wii U, eles não tiveram o retorno esperado, e mesmo hoje as vendas do console permanecem abaixo do esperado.

wii-u-e3-games_2
wii-u-e3-games_3

wii-u-e3-games_4

Mario Kart 8, Super Smash Bros. e Super Mario 3D World foram os destaques anunciados pela empresa na E3 2013.

Vamos voltar então à história do personagem ofuscado da E3, o Wii U. Porque ofuscado? Vamos começar com o teaser polêmico da Sony ensinando gamers a maneira correta de trocar jogos, concordo que foi uma ideia maravilhosa, mas o Wii U já fazia isso, e ninguém lembrou disto.

E o que dizemos sobre o sistema online do Xbox One, onde exige que os jogadores fiquem online ao menos uma vez ao dia? Pra mim isso é um absurdo! Minha internet é uma porcaria e já cansei de trocar o PC para jogar videogame só porque a net estava terrível, o que seria de mim com um Xbox One?

Mais um ponto para Sony, que também se saiu bem nesse aspecto permitindo que jogadores joguem com o PS4 mesmo offline, mas espera aí amigo, O Wii U já fazia isso também!

wii-u-e3-games_6

Digamos que a Nintendo é uma empresa de classe, não é agressiva a ponto de alfinetar a concorrência com o que ela tem de melhor, e quem conhece a Nintendo sabe que eles não precisam disso, pelo contrário, eles ganham seu público oferecendo jogos divertidos a um preço justo, sem denegrir a concorrência.

Tem mais um detalhe que a Sony preferiu não comentar no evento, o pagamento da taxa obrigatória de 5 dólares mensais por seus serviços, coisa que no Xbox One “talvez” seja de graça e que no Wii U SEMPRE foi de graça!

Só agrupando as idéias, a Microsoft deu um tiro no próprio pé quando proibiu a comercialização de games usados e tornou obrigatório o uso de seu sistema online. A Sony pegou o gancho mas escondeu o fato do sistema exigir um “aluguel” pra ser usado. A pobre da Nintendo que realmente se preocupa com os fãs foi deixada de lado. Lembra da época do seu ensino médio onde as garotas lindas só corriam atrás dos caras otários? E os caras legais ficavam na friendzone por não serem tão atraentes assim? É mais ou menos o que estamos fazendo com o Wii U! Ele não pede pra você ficar online, não obriga mensalidade, tem jogos focados na diversão e criados para jogarmos com os amigos, e principalmente não tem e nunca teve qualquer restrição quanto ao uso de jogos emprestados.

Ressaltando, não vim aqui dizer que o Wii U é o melhor console, mas sim para lembrar-lhes que a Nintendo é a única que se importa com seus consumidores, com jogos casuais que trazem tanta diversão quanto os novos títulos de Call of Duty.

Então galera só peço que fiquem de olhos abertos, a E3 veio pra vender produtos, não pra te apresentar o que será melhor pra você, afinal vale a pena pagar 2 mil reais num sistema novo cheio de frescuras, ou é melhor gastar 800 reais num equipamento mais casual e ter diversão para qualquer idade e público.

Eu sou muito mais um Wii U do que qualquer outro console da nova geração, apesar de confessar que na geração passada o Wii não foi o meu escolhido. Não estou disposto a aceitar ter que jogar com o console conectado à web, nem pagar US$ 5 todo mês até o videogame deixar de existir, prefiro jogar meu Mario Kart em paz com meus amigos! Mas a escolha é de cada um, só trouxe à tona as verdades que todos preferem não enxergar.

Tags:
veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!