Este e-book reader que você vê na imagem acima é na verdade um protótipo fabricado pela Qualcomm que, diferente do Kindle da Amazon, oferece um display colorido com uma tecnologia que prolonga o fôlego de sua bateria. O display do Mirasol, apelidado pela empresa de display “Borboleta”, não possui backlight, ou seja, não tem sistema de iluminação traseira e por este motivo consome até menos energia do que displays monocromáticos. Entenda como ele funciona com um vídeo e mais informações sobre ele a seguir. […]


URL do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=KndnA8IfYFk

[…] Como pode-se perceber no vídeo, o display na verdade não é colorido. Ele usa sistema E-Ink (do inglês tinta eletrônica), que funciona de forma semelhante à blue morpho, uma biotecnologia natural existente nas asas de insetos como as da borboleta da imagem abaixo.

As asas da borboleta na verdade não são azuis, ela é coberta de micro escalas formando uma interferência construtiva de um comprimento de onda de aproximadamente 400 nanômetros, que resultam em sua aparência azulada. É possível dessa forma criar qualquer cor apenas variando o comprimento das escalas que por sua vez alteram o comprimento de onda alterando a cor resultante. Não entendeu nada né? Pra ficar mais fácil de entender, seu display reflete a luz do ambiente e se alterna automaticamente para conseguir diferentes cores, não sendo necessário portanto de fontes de luz para funcionar. Seu grande ponto forte acaba sendo seu ponto fraco, ele não funciona em ambientes escuros, pois ele precisa de luz para funcionar. Uma idéia simples porém fantástica! Esperamos ver mais displays assim em breve no mercado.

[Via OhGizmo]

Tags:
veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link