Os robôs estão invadindo nosso cotidiano, cada vez mais e mais. Prova disso é o que aconteceu recentemente em uma loja de roupas chamada Takashimiya, localizada em Tóquio, Japão. A loja apresentou um novo integrante em seu quadro de funcionários, uma Android, que trabalhou por um tempo no lugar de manequins convencionais que conhecemos. Os movimentos e a perfeição do robô impressionaram os clientes que passavam em frente à loja. Veja mais informações e um vídeo da manequim do futuro.

A loja se uniu ao Dr. Hiroshi Ishiguro da Universidade de Osaka, Japão, conhecido mundialmente por criar robôs androids com incrível semelhança aos seres humanos, para instalar em sua vitrine uma de suas robôs. A manequim robô foi instalada e testada durante um tempo na vitrine da loja. Ela sorria, bocejava e até acenava interagindo com as pessoas que passavam em frente à vitrine.

“Eu vejo isso como o futuro das vitrines das lojas” comentou o Dr. Ishiguro apontando para uma outra vitrine composta por manequins estáticos tradicionais, “o que vejo nestas outras vitrines não representam a vida real”, completa. A manequim android é capaz de realizar mais de sessenta expressões faciais bem como combinar estas expressões para assumir até quatro estados emocionais de acordo com o programa aplicado nela.

O interessante é que ainda adaptaram na Android o sistema Kinect, do videogame Xbox 360 – que reconhece movimentos e expressões faciais utilizando sensores – para que ela pudesse reagir e se mexer de acordo com os movimentos e comportamento das pessoas que passavam em frente à vitrine.

“Nós tentamos criar um programa que mais se aproximasse à realidade, de forma que ela não reagisse com movimentos bruscos em frente ao cliente, mas de uma forma mais natural e disposta em uma pose como se estivesse esperando por alguém,” explica Dr. Ishiguro. A fantástica semelhança do robô com um ser humano de verdade deixou os visitantes confusos e ao mesmo tempo maravilhados com a novidade. Muitos chegavam até a perguntar para a pessoa ao lado se o manequim era uma mulher de verdade ou não.

A implementação de manequins androids na loja provou que pode influenciar o poder de compra dos clientes, pois os clientes associaram a marca da loja e as roupas a um nível mais pessoal e humano, ao invés de algo frio e distante como ocorre com manequins tradicionais. O Dr. Ishiguro disse: “Eu adoraria poder ver vitrines assim em lojas de luxo na 5ª Avenida, em Nova York.”

[Via Trends in Japan]

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