coelho-do-mar-jorunna-parva_3

Se existe uma criatura do fundo do mar que merece o adjetivo “adorável”, esta é a Jorunna parva, esta simpática lesma do mar da imagem aí de cima. Quando ouvimos falar em lesmas do mar, a primeira coisa que vem à nossa mente é um bicho nojento, mas as Jorunnas fogem à regra, além de simpáticas e bonitinhas também são conhecidas como coelhos do mar. Uma delas, inclusive, lembra até o personagem Pikachu da franquia Pokémon. Veja mais imagens a seguir:

coelho-do-mar-jorunna-parva_2

As “orelhas de coelho” deste minúsculo bichinho são na verdade chamadas de rhinophores, ou órgãos que os ajudam a detectar ameaças ou qualquer outro problema no fundo do mar. A maioria delas não passa de 2,5 cm de comprimento, e elas podem ser encontradas a partir do Oceano Índico até as Filipinas e no Japão, onde estas fotos tornaram-se populares na internet.

Sua pele com aspecto de pelos é na verdade formada por pequenas hastes chamadas caryophyllidia, que cobrem as costas do animal. “Nós não sabemos ao certo o que esses órgãos fazem”, diz Ángel Valdés, uma especialista em lesmas do mar da Universidade da Califórnia, EUA. “Mas eles provavelmente desempenham papéis sensoriais”, completa. Curtiu o bichinho? Compartilhe!

coelho-do-mar-jorunna-parva_1

coelho-do-mar-jorunna-parva_3

coelho-do-mar-jorunna-parva_4

coelho-do-mar-jorunna-parva_5

coelho-do-mar-jorunna-parva_5

coelho-do-mar-jorunna-parva_6

coelho-do-mar-jorunna-parva_7

[seaslugs.free.fr / National Geographic]

Tags:
veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!