Nós já vimos diversos robôs com habilidades incríveis aqui no blog, mas até agora nenhum deles com habilidades equilibristas tão incríveis, como este acima que é capaz de se equilibrar em uma corda bamba. Um engenheiro japonês apaixonado por robótica chamado Masahiko Yamaguchi – também conhecido por Dr. Guero – é o pai do robô que consegue atravessar de uma ponta a outra da corda sem cair.

O nome do robô é Primer-V4. Para demonstrar sua capacidade seu criador gravou um vídeo com o robô realizando a passagem. A corda que ele atravessa mede apenas 4 mm de espessura.

Para manter o equilíbrio ele conta com acelerômetros, os mesmos sensores que encontramos no controle Wiimote, do console Wii da Nintendo. Durante a travessia o robô realiza alguns mínimos ajustes para se equilibrar, sempre utilizando os braços, com movimentos praticamente iguais aos que nós humanos fazemos para nos equilibrar.

Em seu site Dr. Guero explica que os braços do robô se movimentam em diferentes direções baseados nos sinais dos sensores. Para que fosse possível realizar a travessia ele acrescentou estrias nos pés do robô. O projeto Primer-V4 de Guero trata-se por enquanto de apenas uma experiência, o robô obviamente não está a venda. Veja a seguir a performance do robô equilibrista de Dr. Guero, o legal é que no final do vídeo ele até mesmo agradece os que assistiram, confira!



[Via]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link