e-volo-volocopter_1

Aeronave tem autonomia de voo de até 100 km. (Foto: e-volo/Reprodução)

Criado pela alemã e-volo, o Volocóptero é um helicóptero movido a 6 rotores elétricos que acionam 18 hélices, é o primeiro helicóptero elétrico a completar um voo. O helicóptero foi criado para suportar 2 passageiros e é capaz de percorrer distâncias de até 100 km a uma altitude de 6500 pés (cerca de 1900 m).

O controle do helicóptero é feito através de um sistema eletrônico e automático, o que significa que não é necessário que a pessoa incumbida de guiá-lo seja um piloto, basta ter uma noção básica de seus controles e deixar que seus computadores cuidem do resto. Basta carregar ele na tomada e sair com ele voando por aí, como se estivesse jogando videogame, apenas lembrando que neste caso você terá apenas 1 vida.

e-volo-volocopter_2

Cada um de seus seis rotores possui fontes de energia extra para o caso de falhas durante o voo.
(Foto: e-volo/Reprodução)

Os computadores que o controlam no ar se orientam automaticamente através de diversos sensores embutidos na aeronave. E se no meio do caminho acabar a bateria? Seus rotores utilizam diversas fontes de energia para manter a aeronave no ar. Cada um dos seis rotores são individualmente controlados por 20 computadores diferentes, e cada um deles possui 6 blocos de bateria diferentes, com reserva de capacidade de cerca de 50% para situações em que dois de seus blocos falhem. Assim o Volocóptero ainda terá energia suficiente para pousar em segurança.

e-volo-volocopter_3

O projeto já está em fase final de desenvolvimento. (Foto: e-volo/Reprodução)

De acordo com o fabricante, “O Volocóptero da e-volo é uma revolução da aviação, feita na Alemanha. É seguro, e muito mais simples de se pilotar do que helicópteros convencionais. Tem uma maneira única de se mover – uma inovação pioneira na aviação. O Volocóptero é também ecologicamente correto, por ser elétrico não emite gás carbônico.” Assista a uma demonstração da aeronave voando no vídeo a seguir:

No primeiro teste indoor realizado no vídeo aí de cima ele atingiu a marca de 18 m de altura, mas a aeronave já fez testes em locais abertos com tripulantes e se mostrou segura. O projeto Volocóptero já está em fase final de desenvolvimento, e poderá começar a ser comercializado em breve. Encontre mais informações no site da fabricante e-volo.

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!