Os smartphones simplesmente se tornaram uma febre mundial e entre os modelos que existem no mercado o iPhone é o mais desejado. Por este motivo designers do mundo inteiro começam a projetar produtos capazes de se integrar e tirar proveito das habilidades do smartphone. Este conceito da imagem aí de cima é um exemplo, é um aparelho criado para se integrar à carrinhos de supermercado que é capaz de se conectar com iPhones para oferecer ao consumidor uma nova experiência em supermercados.

O nome do aparelho é iShop e foi projetado pelo designer industrial Wooyong Lee. Ao criar o iShop a ideia principal do designer é fazer com que o consumidor ganhe tempo ao fazer suas compras, tornando a tarefa incrivelmente mais fácil e interessante. O aparelho pode ser conectado ao braço de praticamente qualquer carrinho de mercado, mas não funciona sozinho, além do próprio iShop em si e do iPhone, o designer pensou também em criar um aplicativo que pudesse se comunicar com o iShop.

O aparelho teria um speaker para oferecer mensagens eletrônicas e botões para facilidar a navegação pelo aplicativo. Com o aplicativo funcionando seu iPhone funcionaria como um GPS, indicando as posições exatas dos produtos nas prateleiras bem como a disponibilidade do produto, seu preço e o valor total da compra, tudo em tempo real.

Com o app seria possível inserir no iPhone cupons de desconto e a sua lista de mercado antes de sair de casa, dessa forma ao chegarmos no mercado tudo ficaria mais fácil. Está em dúvida sobre qual marca de achocolatado comprar? Você não precisaria mais perder tempo usando a calculadora para descobrir o valor do produto em relação ao seu peso, ele faria isso automaticamente.

O app conceituado por Lee ainda vai além. Ele se adaptaria de acordo com o perfil do consumidor, levando em consideração o comportamento deles como por exemplo: compradores compulsivos, compradores objetivos, compradores que gostam de experimentar marcas ou produtos novos etc, para agir de forma a auxiliar e evitar compras desnecessárias quando necessário.

O grande problema das compras em supermercados é que cada supermercado tem um layout diferente, o que dificulta a vida de quem tem costume de fazer compras em mercados diferentes. Com isso perdemos muito tempo até acharmos o produto que estamos procurando. Situações como estas que fazem do iShop uma necessidade hoje em dia.

A ideia é bacana, mas creio que seja difícil que supermercados implementem o iShop, já que o grande fator que contribui para o lucro deles é exatamente o fato dos clientes acabarem se perdendo dentro do mercado e por sua vez se deparando com os demais produtos de outras prateleiras.

[Via The Design Blog]

Tags:
veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link