Se estiver morando nos EUA ou pretendendo viajar para lá, tome cuidado com o que diz no Twitter, você está sendo vigiado. A CIA americana juntamente com o DHS (Departamento de Segurança Interna dos EUA) passou a monitorar o microblog em busca de suspeitos estarem tramando planos terroristas através da rede. O monitoramento ficou evidente após a recente apreensão e deportação de dois ingleses que estavam chegando de viagem nos EUA. O que eles disseram de tão grave a ponto de serem deportados?

Leigh Van Byran e Emily Banting é o nome dos dois ingleses que foram expulsos suspeitos de terrorismo após proferirem frases no microblog, um para o outro, que de acordo com as autoridades são frases “terroristas”. Leigh Van Byran disse para a amiga:

“Livre esta semana, para rápidos cochichos/preparamentos antes de ir e destruir a América?”

E quais foram as palavras terroristas de Emily Banting? Uma clássica frase do seriado americano ‘Family Guy’:

“Três semanas hoje, estamos em LA mijando nas pessoas de Hollywood Boulevard e desenterrando ‘Marilyn Monroe’!”

Os dois ingleses foram detidos no aeroporto de Los Angeles por causa dos tweets. Passaram 12 horas encarcerados, um deles acompanhado por dois mexicanos que teriam sido detidos com porte de drogas, antes de voltarem para o aeroporto para serem deportados para Inglaterra.

O engraçado é que o estapafúrdio aconteceu apenas com base nos 2 tweets. O DHS achou que Leigh Van Bryan e a sua amiga, Emily Banting, representavam uma ameaça à segurança dos EUA. Mesmo depois de Leigh ter explicado que “destroy America” neste caso era uma forma de dizer que iria “se embebedar”, porém sua explicação não convenceu os agentes que os deteram.

“É tão ridículo que chega a ser engraçado, mas na hora que aconteceu foi realmente assustador. Os agentes de Segurança Interna estavam me tratando como um verdadeiro terrorista”, disse Leigh. Se você é brasileiro e mora nos EUA, ou simplesmente está pensando em viajar para lá, já sabe, jamais pense em usar palavras com estas em seu Twitter:
– Illegal immigrant
– Outbreak
– Drill
– Strain
– Virus
– Recovery
– Death
– Collapse
– Trojan
– Destroy
– Bomb

Leigh parece ter aprendido a lição, pois sua conta do Twitter agora está em modo privado. Pelo menos agora ele pode continuar a falar as mesmas besteiras sem ninguém para perturbar. Sinceramente, prefiro pensar que tudo isto não passa de uma brincadeira, mas parece que o Twitter é realmente levado a sério por lá. E você leitor, acha que os EUA estão exagerando?

[Via Daily Mail]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link