homem-de-ferro-vida-real

Depois de sofrer um acidente vascular cerebral que o deixou com um braço paralisado, as coisas começaram a ficar bem difíceis para o indonésio Wayan Suardana de 31 anos de idade, proprietário de uma oficina de solda em Bali, na Indonésia. Com uma esposa e três filhos para criar, Wayan sabia que precisava para continuar seu trabalho, mas sem seu braço esquerdo funcionado não haveria muito que pudesse fazer.

Então, usando peças de reposição de sua oficina, ele resolveu dar uma de Tony Stark e começou a construir algo que lhe permitisse trabalhar normalmente: um braço biônico. Assista ao vídeo e veja o braço em funcionamento a seguir:

O “invento” é basicamente uma cinta articulada, equipada com engrenagens e ligada a uma placa de circuito grande que está presa às costas dele. Tudo é controlado por aquilo que parece ser uma faixa com componentes eletrônicos presa em sua cabeça, que lê seus pensamentos e os transforma em movimentos. Incrível não?!

Pois bem, o problema é que a criação de Wayans não tem respaldo científico, e tem muitas pessoas céticas que declararam seu invento como uma farsa. A acusação é procedente, pois outras próteses controladas pela mente que levaram anos e milhares de dólares para serem criadas não fazem os movimentos ou funcionalidades que a prótese de Wayan supostamente faz.

Real ou não, seu braço robótico tornou Wayan uma celebridade local, o que lhe rendeu o apelido de “Homem de Ferro”, e ele não parece ligar muito para as críticas relacionadas à sua criação. “Espero que minha história inspire e encoraje outras pessoas que assim como eu sofreram acidente vascular cerebral ou que estão paralisados por outros motivos”, disse ele.

[CCTV News]

veja também:
  • Sem items.
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!