Mas o que afinal significa hiybbprqag? Esta é uma palavra fictícia criada pelo Google para provar sua alegação. A Google acusou ontem que o buscador Bing da Microsoft está copiando e reproduzindo seus resultados de pesquisas. Tudo começou quando a empresa percebeu que certos resultados de busca do Bing apresentavam exatamente os mesmos resultados que os resultados do Google. Veja o desenrolar da história a seguir.

A empresa decidiu criar uma palavra – hiybbprqag – que não existe e a associou a um resultado específico. Então fizeram a busca pela tal palavra nos dois buscadores. GOTCHA! Em ambos os buscadores o resultado eram idênticos. Para ter certeza ainda criaram mais duas palavras, a mbzrxpgjys e indoswiftjobinproduction.

Amit Singal, um porta voz engenheiro de software do Google soltou o verbo:

“Para mim isto é uma trapaça, porque trabalhamos duramente todos os dias há anos, eles só chegaram lá copiando nosso trabalho. Eu não sei de que outra forma chamá-los, mas para mim são trapaceiros. Seria como corrermos uma maratona carregando alguém nas costas, que salta para frente um pouco antes da linha de chegada.”

Harry Shum, representante do Bing respondeu com a seguinte afirmação:

“Se você olhar para a forma como cada motor de pesquisa classifica os resultados, verá que a maioria dos resultados são realmente iguais. Não estamos copiando nada, apenas aprendemos com os nossos clientes. Quer dizer então que o Google é dono de todos os dados da rede?”

Na minha opinião a Google está certa. Digo isto porque nós aqui do R’NT sofremos um problema parecido. Utilizamos um programa que identifica palavras e imagens que são copiadas todos os dias de nosso blog. Ao todo são cerca de 50 imagens e mais de 500 palavras copiadas diariamente. Para qual motivo alguém copiaria imagens e palavras? Trabalho de escola? Esta matéria foi escrita com base em uma matéria de um blog americano. Em praticamente todas nossas matérias inserimos o link no final como referência/fonte assim como 99% dos blogs americanos fazem, mas no Brasil esta não é uma prática comum.

Quanto ao Google x Bing, sem sombra de dúvidas muita água ainda passará debaixo desta ponte durante os próximos dias, e será no mínimo interessante ver o que acontecerá.

[Via Geeky-Gadgets]

Tags:
veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link